MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Segredos de lata, pregadeiras de prata e broches de ouro...




Será que ensandeceu ???

Preambulo da crónica que se segue:

Poema de Cesar Figueiredo:

Os Segredos de Lata

O segredo está
numa lata vaiza,
Que
insiste em caminhar
com o vento,
Até alguém chutá-la e
descobrir
que
Não há segredo algum
em nenhum momento,
Apenas
ansiedade...
Então o Segredo é?
Não chutar a Lata?
Mas já
abriram a Lata?
Esses malditos,
Justamente,
Esses malditos
efeitos da Lata...

  Cesar Figueiredo  

Significado de Pregadeira - Pequena almofada, em que se pregam agulhas, alfinetes, etc., que tem normalmente uma base em metal, muitas vezes em prata.

Significado de Broche -  Broche é um acessório (ou jóia) decorativo projetada para ser presa ao vestuário. Broches são frequentemente decorados com esmalte vítreo ou com pedras preciosas e podem ser utilizados unicamente como ornamento, ou também ter uma função prática como prendedores, num manto, por exemplo.
Eram muito usados na Antiguidade; entre os romanos recebiam o nome, em latim, de fibula.

Significado de Ensandeceu - Tornar(-se) sandeu, parvo (a); apatetar (-se).

Li ontem á noite uns tais "segredos" a que passo a chamar "Segredos de lata" porque é preciso lata para chamar áquilo segredos, e nem queria acreditar no que estava a ler, e só os contesto porque neles eram referidos "os venenosos das gaiolas", o que só podia ser comigo.
Na altura, veio-me á ideia um celebre discurso de Vasco Gonçalves, em que o homem estava fora de si, e tudo o que disse parecia saído do cano de uma espingarda, porque julgava ter o mundo contra ele.
Ao principio, a diatribe sobre as exclusivas e quem as noticiou em 1ª mão, faz-me lembrar a instrução primária onde os putos gritam alto : "Fui eu que cheguei primeiro!!!. Mas também me fez lembrar as mulheres no trottoir, que também brigam por quem chegou primeiro. Nós por cá decidimos dar as notícias sempre em 2ª, 3ª, 4ª ou várias mãos, e assim não há problemas.
Salvou-se dos disparos a esmo o Sr. Albino Caçoete, pessoa que conhecemos há muitos anos e estimamos e não é só desde que assinou exclusivas, e escapou o Sr. Caçoete sabe-se lá porquê... DÁAAAA... Mas não escapou o Sr. Levesinho... Sabe-se lá porquê... DÀAAAAA
Quanto a exclusivas, a nossa memória vai mais longe, vai aos primeiros tempos de João Moura e antes ainda á exclusiva de Mestre Batista e L. M. da Veiga.

Depois veio o inimaginável, parecia estar a espetar alfinetes a esmo numa pregadeira cuja base de prata eram os visados . Atirou-se a toda a gente ( Alvarenga incluído), até ao respeitável "Taurodromo.com" que nunca entrou em polémicas com ninguém, e mantém o "Low Profile" como base da sua belissima e definida linha editorial.
O ódio de estimação á Srª . Dª. Patricía Sardinha e ao Miguel Ortega Claudio, entende-se pela consciência que terá da sua  pequenez em cultura taurina. Mas que culpa temos disso para ter que levar com os seus recalques???

Mas o mais grave foram as referências camufladas á vida privada das colegas da escrita. É bom não esquecer, que quem tem, teve ou possa vir a ter, telhados de vidro não deve atirar pedradas.
A mim chamar-me venenoso das gaiolas que de facto fiz algumas, retribuo como os putos: " Venenosa das gaiolas... é quem me chama... lol "

Por fim vamos aos Broches de ouro.
Em vez de espetar alfinetes na pregadeira, porque não uns broches de ouro ??? Adornar com pedras preciosas as notícias que publica, o que diga-se de passagem ela tem capacidade para fazer bem porque escreve bem, como é reconhecido por muita gente...

Será que a criatura ensandeceu ???!!!

NOTA : Peço desculpa aos leitores, por mais este episódio, mas uma vez mais ( como sempre), fui provocado e limito-me a responder...