MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Francisco Freire, bandarilheiro praticante natural de Salvaterra de Magos,  toma alternativa no Campo Pequeno a 5 de Julho



Francisco Freire, é  descendente de uma casa que, segundo alguns autores, marcava  a sua eguada com ferro próprio já em 1742, e contando entre os seus próximos ascendentes Henrique Costa Freire, que toureou a pé e bandarilhava com particular finura (diz quem se lembra); Joaquim Pedro e Ernesto Costa Freira  cavaleiros amadores que lidaram no Campo Pequeno na corrida do Centenário da   Índia, poucos meses após a inauguração da praça.
Francisco Freire, sempre discreto, é da opinião de que  um percurso como o seu, deve ser tragado em quase obscuridade e humildade. Em coerência preferiu seguir a o trilho mais áspero e discreto da aprendizagem, foi novilheiro, e seguiu o seu caminho, sempre sem cunhas nem caminhos aplainados. Aluno dos “maestros” irmãos Badajoz e  caminhante infatigável de  ferras e festivais  foi conquistando, quase sozinho, e palmo a palmo o seu  próprio espaço.
Definindo-se a si próprio como : não sendo homem de pedir, muito e avesso ao brilho excessivo das luzes, Francisco Freire, de 27 anos, conta amigos e admiradores um pouco por todo o Ribatejo. "Sortes de Gaiola", que entende que o trabalho disciplinado, sacrificado e persistente merece recompensa e deseja as maiores felicidades ao Francisco