MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meu querido amigo Miguel:





Li com toda a atenção as tuas palavras a propósito da guerra a que me apetece chamar “ Guerra do Alecrim e Mangerona”. Não posso estar mais de acordo contigo, no que toca aos exageros e ao facto de os antitaurinos se aproveitarem desta embrulhada, embora tenha havido outras bem piores. Entendo perfeitamente que te custe ver dois amigos pegados, como me custaria a mim, e agradeço uma vez mais ( já hoje te tinha agradecido) a crítica e a disponibilidade para mediares o conflito, porque conheço o teu conceito de amizade como tu conheces o meu.
Há no entanto três pequenos reparos que te quero fazer, como faço sempre que não estou de acordo contigo, e valha a verdade que até no teu (nosso) jornal publicaste crónicas minhas, em que estava em desacordo contigo, o que te torna num caso impar.
Os três reparos são:
1º - Tu meu querido Miguel, a criticar uma guerra escrita, fazes-me lembrar o Hitler com um auto colante a dizer”faça amor não faça guerra” ou um batalhão da legião estrangeira a manifestar-se nas ruas de Paris apelando á paz no mundo.
“Olhem para o que eu digo mas não olhem para o que eu faço” é um adágio popular que encaixa como uma luva nesta situação, porque a forma com que encaras o teu genial trabalho – que faz de ti o Nº 1 - são na forma semelhantes ao que me criticaste na tua entrevista.
2º Achares que o que me pode mover é a inveja, não papo disso… Sabes bem que se alguma coisa não sou, é invejoso, e se por acaso sofresse de mal de inveja, o mesmo revelar-se-ia antes de qualquer outro, contra ti que és o Nº 1, contra o Fernando Marques, contra os Hugos e mais dois ou três dos melhores.
3º Quanto ao achares que o “sortesdegaiola” não tem visibilidade, estás no teu direito embora eu sinta pelas pessoas com quem falo e pelos registos, que não é bem assim… bem pelo contrário, e só temos pouco mais de três meses de vida. Quando tivermos a mesma idade do “farpasblogue” então falamos.
Para que saibas, ontem e anteotem, tivemos pelo menos 3 visitas, foste tu, o nosso amigo Hugo Teixeira e o inimigo. Nada mau… o começo é sempre muito difícil seja no que for. Há quem começou a recolher lixo e acabou multimilionário… e tantos exemplos há, de gente que começou do nada e acabou em grande.
Miguel, falares de mim como um coitadinho cibernauta, se calhar é feio… Não achas??? Ou está-te a morder a cevada na barriga por seres o nº 1 ???
Não te conhecia esta faceta de cagão, mas que nada influi na nossa amizade, evidentemente…
Termino agradecendo-te a crítica ( eu  sei conviver com a crítica), porque a tua intenção como amigo é  do melhor, não tenho dúvidas.
Quanto ao tal jantar que te propões organizar, lamento… mas comigo não contes. Não sei perdoar meu querido Miguel… e tu conheces-me como poucos, além de que nada adiantaria uma paz podre.
Um abração do teu amigo de todas as horas e sempre a considerar-te… e SEMPRE sem hesitações ao teu lado enquanto achares que sou útil, ou de fora se um dia for caso disso, sempre a regozijar-me com os teus triunfos e com a minha amizade por inteiro ao teu dispor.

João Cortesão