MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 11 de setembro de 2011

Ventura não vem cá p'ró ano

Ventura não toureia em Portugal na próxima temporada


Lemos no “Farpas blogue”, e quando o “ farpasblogue “ diz é verdade, que Diego Ventura disse a uma rádio que não quer tourear no nosso e seu País no ano que vem, e muito provavelmente também não toureará cá, daqui por 2 anos, por não se encontrar a gosto quando por cá toureia.
É evidente que está no seu direito, como também é evidente que as corridas continuarão e porventura não se notará a sua falta.  A “Festa” sobreviveu depois de Nuncio, depois de Batista e Zoio e sobrevirá depois do grande toureiro que é Diego Ventura. Se é verdade que Nuncio teve sempre o público com ele, já o mesmo não se pode dizer de Mestre Batista que enfrentou uma onda de antipatia brutal, por cima da qual passou sempre, com o que jogava na praça toureando o que lhe largavam.
A animosidade que o rejoneador ( que eu e tantos outros admiramos) diz sentir, terá a ver com guerrilhas com toureiros Portugueses, mas principalmente com os toiros que elege - tal como acontece com Pablo - e são esses toiros que reúnem a animosidade da quase totalidade dos aficionados Portugueses, tocando depois aos toureiros por tabela.
Eu pessoalmente não duvido que Ventura tal como Pablo têm valor sobrado para tourear o que lhe largarem, e se partirem por aí um dia, verão como todos se renderão ao seu talento, que é muito, e até podem pôr os cavalos a morder ou recrearem-se a adornando-se com telefones, darem cabeçadas aos toiros, que todos ou quase, os aplaudirão.
A opção neste caso é de Ventura, ninguém o mandou embora… Cá por mim vou vê-lo a Espanha onde o registo da arte de tourear a cavalo é outro, mas de que eu gosto e admiro muito… como também gosto do carnaval do Brasil e detesto as versões Portuguesas desse carnaval, tipo carnaval de Ovar.