MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inauguração da praça de toiros de Azambuja


Realiza-se domingo dia 25/9/2011, nesta castiça terra Ribatejana a inauguração da sua nova Praça de toiros, á qual numa homenagem justíssima, vai ser dado o nome do Sr. Dr. Luís Ortigão Costa.
Sou do tempo em que havia uma praça de toiros em Madeira, a que as gentes da terra chamava “monumental caixote” onde ainda assisti a alguns espectáculos e a qual vi desaparecer pelos efeitos implacáveis do tempo. Daí para cá em todas as feiras de Maio ou quase se montavam praças desmontáveis e o povo Azambujense respondia com a sua presença ao chamamento da sua interior e nata aficcion. Eis senão quando, uma dessas praças passa de portátil a semi-fixa, caindo após alguns anos no obsoleto que de novo o tempo estava a condenar.
Em boa hora a “poisada do Campino” e outras entidades da terra sensibilizaram a Câmara Municipal para levar a cabo esta obra hoje concluída, fazendo-o de forma descomplexada na defesa da história e da tradição da terra e da região.
A escolha do nome a dar a tão importante obra recaiu num homem que a quando da passagem por este mundo, fez da solidariedade, da generosidade e da descrição as suas preocupações primeiras, ás quais juntou sempre a paixão pela terra que o adoptou.
Fica mais rica a “FESTA”, fica mais rica a região, fica mais rica Azambuja.