MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Com a devida v´´enia, publicamos esta notícia do site "forcadoamador.blogspot.com":
"Ricardo Soares "Ricky", valoroso forcado dos Amadores de Beja, que anteriormente também já envergou a jaqueta do Real Grupo de Moura, sofreu ao final da tarde do passado domingo, um grave acidente de moto numa pista de motocross de que é proprietário em Vila Verde de Ficalho (Serpa).
Ricardo Soares encontra-se hospitalizado na CUF - Descobertas, onde já foi operado a fracturas multiplas, nomeadamente num braço e numa perna, encontrando-se livre de perigo!
Ao Ricardo Soares a equipa do Forcado Amador envia os votos de rápidas melhoras!"

o "Sortesdegaiola" deseja-lhe uma boa recuperação.

Força Ricardo!

Ferra do Grupo do Aposento da Moita na Casa Prudêncio
Breve reportagem fotográfica:






Os grupos de Forcados estão a começar a sua época de treinos com o entusiamo que lhes é peculiar.
Vamos de seguida transcrever um poema de rara beleza da Srª. Dª. Maria Manuel Cid.




Despedida de um Forcado

A hora da despedida
É sempre triste e pesada
P'ra quem se afasta na vida
De toda a vida passada

E quando o forcado um dia
vai á pega derradeira
Demostra mais valentia
Do que teve na primeira

Toiros fados e noitadas
Tudo isso passou por ele
Só guarda algumas cornadas
Que lhe marcaram a pele

E mesmo assim quem diria
O forcado tem saudade
De não poder algum dia
Reviver a mocidade

E no gesto em que abraça
Comovido a Multidão
Despe a jaqueta na Praça
Mas guarda-a no Coração

Esta comunicação do Grupo de Arronches entristeceu toda a tauromaquia esta manhã. Resta-nos desejar a melhor recuperação dentro do possível, com a certeza porém de que irá lidar com este problema, como sempre lidou com os touros: de caras!
Força Zé Almeida!!

 O Forcado Manuel Guerreiro do GFALisboa já teve alta e o prognóstico é abstante positivo! Em comunicado ao "Sortesdegaiola", Manuel Guerreiro disse que "se tudo correr bem durante a recuperação poderei voltar a pegar ainda esta época". O Manuel é um excelente forcado e uma óptima pessoa e mostrou que efectivamente " Audaces fortuna juvat".
 É uma excelente notícia para toda a aficcion e de facto a Coca-cola tem razão- ainda há razões para sorrir!
 O "Sortesdegaiola" deseja desde já os votos de uma boa recuperação!


Boa sorte Manuel!
Veja a entrevista com o Prof. Dr. Lamas de Mendonça, que publicámos ás 12h, em que se aborda o tema "a "FESTA" em Portugal nos dias de hoje".
Grupo de Arronches treina dia 4 em Barbacena




O grupo de Arronches começa a sua época de treinos, no sabado em Barbacena.
Veja a entrevista com o Prof. Dr. Lamas de Mendonça, que publicámos ás 12h, em que se aborda o tema "a "FESTA" em Portugal nos dias de hoje".
Aposento do Barrete Verde treina sabado



Este treino será na ganadaria de D, josé Luís Pereda. "sortesdegaiola" vai lá estar representado.
"sortesdegaiola" sempre e em toda a parte...
Grupo de Vila Franca começa a treinar domingo dia 5


O grupo de Vila Franca que acabou a temporada passada num plano extraordinário começa os seus treinos domingo dia 5 no Poceirão.
"sortesdegaiola" lá estará...
Grupo do Ribatejo treina dia 4 no "Sobreiro Curvo"



O grupo do Ribatejo capitaneado por João Machacaz, que no passado ano fez uma boa época  em numero de actuações e em qualidade, inicía no sabado dia 4 a sua temporada de treinos.
"sortesdegaiola" irá dar reportagem desse treino.
João Moura jr, depois de Valencia toureia em Castellon



João Moura jr pode assim fazer o pleno das 4 principais feiras de começo de época, Valencia, Castellon, Sevilha e Madrid, o que é um belissimo empurrão para a temporada, assim ele tenha a sorte que faz sempre falta.
Grupo do Aposento da Moita na Ferra da casa "PRUDENCIO"



Como já é tradição, o Grp do Aposento da Moita participa hoje na ferra de gado bravo na casa "Prudencio".
Pensamos dar - ainda hoje - imagens desse dia de convívio que marca sempre a temporada, desde os tempos do cabo João Simões, que neste dia faz sempre questão de estar presente.
Dá gosto ouvir esta entrevista do Pro. Dr. Lamas de Mendonça ao "sortesdegaiola". Um raciocínio claro e fundamentado sobre o momento presente da "FESTA" no nosso país e não só...

Bolota deixou de apoderar João Moura Caetano




 Possivelmente até ao fim da semana saber-se-á quem substitui Bolota
Veja ás 12 horas a entrevista com o Prof. Dr. Lamas de Mendonça, que versa sobretudo, a "FESTA" em Portugal nos dias de hoje.
Vale a pena ver...
Veja ás 12 horas a entrevista com o Prof. Dr. Lamas de Mendonça, que versa sobretudo, a "FESTA" em Portugal nos dias de hoje.
Vale a pena ver...
Veja ás 12 horas a entrevista com o Prof. Dr. Lamas de Mendonça, que versa sobretudo, a "FESTA" em Portugal nos dias de hoje.
Vale a pena ver...

 Este podia-se ter aleijado mas uns copos enchem de valor o mais medroso.



Veja ás 12 horas a entrevista com o Prof. Dr. Lamas de Mendonça, que versa sobretudo, a "FESTA" em Portugal nos dias de hoje.
Vale a pena ver...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Depois de amanhã vamos a Mourão

A História da Vila de Mourão para quem não a conhece...



A região em que se insere a vila de Mourão encerra uma grande diversidade espácio-temporal relativamente à presença humana. Os conhecimentos existentes actualmente acerca das populações que viveram e circularam neste espaço revelam que a área, tanto a mais próxima (margens) como a mais afastada (vila e freguesias de Mourão) do rio Guadiana, conheceu uma ocupação contínua de grupos humanos desde a pré-história até aos nossos dias, sendo o rio e os seus afluentes factores motivadores e determinantes para a existência de vestígios de tal ocupação. O rio atraiu assim para as suas margens actividades essenciais ou complementares ao ciclo tradicional de subsistência económica.
Desde o período pré-histórico que esta zona apresenta diversos e abundantes registos de presença humana. Locais como a Barca, a Quinta da Fidalga e Agualta, o Mercador e o Porto das Carretas, entre outros, atestam tal presença, visível nas indústrias líticas, nos restos de cerâmica, nas manifestações de arte rupestre e nos monumentos megalíticos, como a Anta da antiga fábrica de celulose (Portucel).
A presença mais marcante dos romanos no território de Mourão manifestou-se na envolvente da antiga aldeia da Luz. O Castelo da Lousa, construção fortificada do período romano (século I a. C.), foi o elemento patrimonial da herança romana mais visível no concelho. Actualmente encontra-se submerso, podendo ver visitado virtualmente através de um Cd-rom, realizado pela EDIA, S.A., que regista a sua memória.
Ao contrário do que foi noticiado, a Praça de Salvaterra ainda não foi entregue



"sortesdegaiola" soube de fonte oficial, que se encontram ainda na fase de estudo e apreciação as propostas para exploração da praça de toiros de Salvaterra, sem que nenhuma decisão todavia tenha sido tomada.
O "farpasblogue" publicou o que com a devida vénia vamos reproduzir





Paulo Silva, presidente do Clube Taurino Vilafranquense, questiona na sua página da rede social "Facebook" a Federação "Prótoiro": defende a Festa em Portugal ou em Espanha? Tudo a propósito do recente Fórum Mundial da Cultura Taurina realizado na Ilha Terceira e onde não participaram matadores nem novilheiros lusos.
Eis o polémico texto de Paulo Silva:

Àcerca do II Forum da Tauromaquia Mundial, como intitulam e que a "Prótoiro" considera um grande êxito, deixo aqui as seguintes perguntas:
1 - A "Prótoiro" defende a Festa em Portugal ou em Espanha?
2 - Como aconteceu no ano passado na feira dos Açores, a qual foi patrocinada, não interessa aqui falar em nomes, porque achamos bem que apoiem a Festa, não entrou um matador ou novilheiro português. Se defendem a Festa em Portugal, como dizem, esqueceram-se. Custava muito pôr um português, que eram uma oportunidade que davam, a alternar com os matadores espanhóis, sendo os Açores uma região de emigrantes, da qual temos muito orgulho?
3 - Neste Forum esqueceram-se também dos matadores portugueses, mas a "Prótoiro" e principalmente o mentor deste Forum, Arlindo Teles, como membro esqueceu-se. Acontece e de que maneira...
4 - Neste Forum estiveram presentes críticos portugueses que criticam tudo e todos... agora, nos Açores, não passou nada...
5 - A Frente de Acção Pró Taurina e os Aficionados de Portugal também consideram este evento um sucesso? - pergunto eu.
6 - A "Prótoiro" tem que, uma vez por todas, assumir que representa os sectores da Festa que participam no espectáculo e pela qual é financiada e nunca falar em aficionados ou tertúlias taurinas que nunca lhe passaram uma procuração para nos representar.
7 - Nunca me passaria pela cabeça eu afirmar que na "Prótoiro" os seus elementos só se poderem ocupar da defesa da Festa depois do seu horário laboral. Estou aqui a escrever em meu nome pessoal e não como presidente do Clube Taurino Vilafranquense, o que não quer dizer que não partilhem da mesma opinião, por isso quando falarem refiram-se à minha pessoa e escrevo isto porque tudo tem um limite e ainda havia mais para perguntar, mas não interessa, porque não faço nenhuma crítica. Tudo o que aqui está escrito é verdade e não pode ser negado.


Atenciosamente,Paulo Silva
Manuel Guerreiro em franca recoperação



O forcado do Grupo de Lisboa Manuel Guerreiro enconra-se em franca recoperação tendo já saído do SO, prevendo-se a sua alta hospitalar para mais breve do que estava previsto, como nos confirmou há momentos um familiar.
Esperamos ainda hoje entra em contacto com o nosso amigo Manel. 
Futurologia



António Maria Brito Paes



Aqui está um toureiro daqueles que pode dar um salto enorme esta temporada. A época passada esteve quase sempre bem ou muito bem e lançou cavalos novos que irão enriquecer a sua já excelente quadra. Por razões que penso nada terem que ver com o seu valor, não teve na época passada as oportunidades desejadas em praças importantes, mas pelo que conheço dele isso só pode dar-lhe mais vontade de triunfar.
Como aficionado acredito no seu valor, e como amigo recomendo-lhe a calma que lhe permita mostrar todo o seu toureio.


Somos apaixonados pela Camarga e pelos cavalos Camargueses. Este filme do "Cheval Passion" que hoje termina, dá a ideia da docilidade destes animais que aliada á rusticidade faz deles seres encantadores. 


domingo, 29 de janeiro de 2012


 O valoroso forcado do GFALisboa, Manuel Guerreiro, está presentemente internado no hospital com uma fractura no esterno resultante do útlimo treino do grupo em Montemor-o-Novo, os prognósticos são bons e deve ter alta até ao final da semana.
 O "sortesdegaiola" vem por este meio desejar as melhoras e transmitir aos aficionados a feliz notícia de que em princípio não há motivo para alarme.


 Um abraço Manel
                                                                                                                          "Sortesdegaiola"
Mais um triunfo de Pablo em Medellin





Mais uma tarde apoteótica na histórica campanha colombiana, ontem em Medellin. O rejoneador navarro voltou a conquistar o público colombiano com duas grandes actuações. Com duas orelhas no primeiro toiro e uma no segundo, saiu novamente em ombros.
Treino do GRP de Coimbra no tentadero do Cavaleiro José Manuel Duarte



Aqui fica uma breve reportagem fotográfica do treino realizado ontem, sábado 28 de Janeiro, em casa do cavaleiro José Manuel Duarte, este que foi o segundo treino da temporada e o ultimo antes da corrida de 11 de Fevereiro em Vinhais.
Embora não contando com a totalidade dos elementos do Grupo, o treino foi bastante participado e proveitoso. A colaboração das três vacas e um novilho que tivemos à disposição, foi determinante para que pudéssemos desfrutar e evoluir, além de que treinar em casa do Zé Manel é para este grupo uma grande satisfação devido à amizade com que sempre são recebidos.














Treino do grp de Lisboa na praça de toiros de Montemor o Novo




O grupo efectuou um treino sério e altamente proveitoso para o qual muito contribuiram as vacas do Sr João José Comenda.
Depois do treino, o grupo foi convidado pelo Paulo Macedo /(Bóia prós amigos) para sua casa, onde serviu um lanche em que a franca convivência foi constante, e onde o grupo agradeceu ao Sr. João J. Comenda e lhe ofereceu um livro da história do grupo.