Pro. Dr. Francisco Louçâ vou falar -lhe "olhos nos olhos", como o senhor diz que aprecia
Tenho que confessar que quando apareceu a liderar o Bloco de Esquerda, despertou em mim uma certa simpatia pela frontalidade e por um aparente despego pelo poder.
As ideias bases que o Bloco defendia eram muitas vezes utópicas mas pareciam sinceras e genuínas. Chamarem aos tipos do Bloco "esquerda caviar" parecia-me excessivo, porque sempre pensei que não é preciso ser desgraçadinho para pensar á esquerda, não tendo por isso simpatia pelo capitalismo selvagem e defender os direitos dos trabalhadores. Para mim, o dr. Rosa e o de. Portas vestirem roupas de marcas caras, não lhes tolhia o pensamento e os ideais.
Eis que um dia, estava na feirra da Moita e o vejo passar numa arruada da campanha para as legislativas. Dirigi-me a si e em voz alta no meio do povão e perguntei-lhe se era contra ou a favor das corridas de toiros. Respondeu-me que nem era contra nem a favor, que o povo é que mandava.
Ontem o seu partido tomou a posição que todos vimos, isto é, mais radical que os verdes.
A partir de agora, para mim e não só, o senhor não passa de um mentiroso oportunista, que promete qualquer coisa em troca de um voto.
Passe bem seu politicoseco... que não merece o respeito de ninguém.