Com a devida vénia, citamos a notícia do "farpasblogue (nº1)" que dá conta da presença do Dr. Jorge Sampaio no debate sobre "a politíca e os toiros", realizado em Vila Franca
"Com "casa completamente cheia", no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito da 23ª Semana da Cultura Tauromáquica, participam no debate o Dr. Demetrio Perez (ex-delegado da Junta de Andalucia, Sevilha), a Drª Gabriela Canavilhas (deputada e ex-ministrda ), o Dr. Francisco Moita Flores (presidente da Câmara de Santarém) e a presidente da Câmara de V. Franca, Drª Maria da Luz Rosinha.
Na plateia, além do ex-presidente da República, muitas caras conhecidas, entre as quais os matadores de toiros António dos Santos e Mário Coelho e o crítico Maurício do Vale."
Deste facto, duas coisas há a concluir:
1º - Vila Franca está de novo a ocupar o lugar de prestigio no mundo do toiro que foi seu durante muitos anos, com iniciativas frequentes e boas ligadas á tauromaquia. Esta realidade actual, na nossa opinião, deve-se fundamentalmente á reabilitação da praça "Palha Blanco" pelo empresário Ricardo Levesinho e ao dinamismo do Clube Taurino Vilafranquense.
2º - A presença de tão ilustre figura - Dr. Jorge Sampaio ex Presidente da República -, homem que sempre se assumiu como aficionado, tido por toda a gente como referência da democracia e que sempre se distinguiu pela sua vasta cultura, prestigia não só Vila Franca como a tauromaquia nacional, e mostra que está de facto ao lado da defesa das artes Portuguesas.
CONCLUINDO :
Só estão contra, como diria o Dr. M. Sousa Tavares, "esse lado padreco, Bairro Alto e urbano-esquerdista do Bloco de Esquerda "que" é intragável. A fatal companhia dessa anémona política chamada "Os Verdes" (sempre a oeste das ordens do PCP e a leste de tudo o que interessa na política de Ambiente), "que" é enjoativa. E a inevitável participação do grupelho 'fracturante' do PS, estremecendo de emoção de cada vez que se fala de mulheres, gays ou animais, sendo estágio obrigatório de ascensão política lá na agremiação, "que"é desprezível. Todos irão fatalmente votar a favor de um projecto de lei que é verdadeiramente fascista na sua essência, culturalmente ignorante e ditatorial, centralizador e arrogante