MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 10 de julho de 2012


Comunicado da Prótoiro:

VITÓRIA RETUMBANTE DA TAUROMAQUIA PORTUGUESA E DA LIBERDADE
84,8 % do parlamento chumba projectos anti taurinos

Na passada sexta-feira os 3 projectos anti taurinos, propostos pelo Bloco de Esquerda e pelos Verdes, foram esmagadoramente chumbados por 84,8% dos parlamentares (média das 3 votações). Os partidos da esquerda à direita manifestaram-se contra a tentativa de censura cultural e autoritária dos projectos da esquerda radical, tendo PSD, CDS, PCP e a maioria do PS votado contra estas pretensões. Esta é já a terceira derrota dos anti taurinos que, em apenas 6 meses, viram todas as suas iniciativas serem totalmente derrotadas.
Tratou-se de uma vitória exemplar da liberdade e da defesa da diversidade cultural do nosso país, tendo os nossos parlamentares dado um exemplo de civismo e de defesa de uma sociedade democracia pluralista. Este é um momento de grande regozijo de todos os portugueses, em especial dos aficionados, que vêem a sua cultura, identidade e liberdade serem respeitadas e defendidas de um modo assertivo.
Nunca poderemos tolerar quem pretende de uma forma autoritária e atentatória das liberdade dos cidadãos, impor ideias pessoais e subjectivas, aos demais, desrespeitando a liberdade de cada cidadão decidir a sua vida e usufruir das práticas culturais do seu país. Todos os aficionados devem ser vigilantes e activos na defesa da sua cultura e liberdade junto dos poderes locais, mobilizando-se sempre que os seus direitos sejam afectados, não permitindo que grupos insignificantes de pessoas alheias à sua terra, condicionem a atitude as suas autarquias para com a Festa Brava.
A PROTOIRO congratula-se com o resultado do seu trabalho e de todos os amigos com quem temos travado esta batalha. Trabalha agora em conjunto com a “Plataforma Sociedade e Animais”, que engloba 12 entidades representativas de actividades que dependem dos animais e, das quais os animais igualmente dependem. Esta plataforma é constituída por organizações representativas, além da tauromaquia, da agricultura, da caça, da pesca, dos municípios taurinos, falcoaria, monteiros, canicultura e apicultores, que têm grande expressão na economia portuguesa, falando por muitos milhões de portugueses.
Chegou também o momento de a tauromaquia ocupar um lugar nos meios de comunicação condizente com a sua relevância social. Trata-se de um espectáculo com cerca de 900 mil espectadores pagantes e de mais de 3 milhões espectadores, se considerarmos os espectáculos de rua, com forte impacto na economia. Uma tal força social não pode ser esquecida por quem tem o dever deontológico de noticiar as vivências e a cultura do nosso país. Todos os aficionados se devem mobilizar e exigir que assim seja, quer nos meios locais, quer nos meios nacionais. Protestem! Sejam exigentes! Temos esse direito!
É com grande agrado que testemunhamos que 19 municípios já declararam a tauromaquia como Património Cultural Imaterial, de acordo com os critérios da UNESCO, estando a tauromaquia a caminho de ser declarada Património Cultural Imaterial de Portugal.
Somos herdeiros de uma cultura magnífica e temos a obrigação de a viver e defender, pelo que todos temos de ser embaixadores da Festa, em nome da cultura portuguesa, da nossa identidade e da Liberdade.

Juntos somos mais fortes!