MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Cada vez gosto mais da PRÓTOIRO

"Guerra é Guerra..."

Leiam este comunicado SFF




Ex. Mos Senhores,


Chamamos a vossa atenção para o seguinte, a bem da Festa Brava:

Divulgámos hoje na nossa página no Facebook um email que tínhamos enviado ao Exmo. Senhor José Orlando Mota, Director da Agência Mspecialeventes JO - Empresa Promotora de Talentos Especiais na Musica Portuguesa e Organização de Espectáculos , pessoa conhecida no meio taurino, não só por ser cunhado do cavaleiro Luís Rouxinol, mas também por ser apoderado do cavaleiro João Pedro Cerejo, representante de ganadarias e, pasme-se, simultaneamente agente da conhecida “anti-taurina” Romana. Ora a Romana participou recentemente na campanha “Um Passo em Frente” da associação Animal. Esta campanha é declaradamente contra a tauromaquia, utiliza argumentos e informações falsas e desprestigiantes e, entende a PRÓTOIRO, trata-se de um atentado à liberdade dos Portugueses.

Acompanhámos este caso desde o seu começo e fomos, ao longo do tempo, tomando as seguintes atitudes:

Contactámos de início a artista Romana, através de pessoas conhecidas, tentando que a mesma se retractasse e viesse a público, assumir o que por interpostas pessoas nos tem feito chegar: - Que respeita a Festa Brava e foi pela associação Animal enganada;

Contactámos telefonicamente, através de um membro da Comissão Executiva da PRÓTOIRO, o agente da Romana, que garantiu que nos iria fazer chegar um comunicado nesse sentido, ou seja, que a Romana respeita a Tauromaquia, que com ela não pretende acabar, que tinha sido ludibriada pela associação Animal, pois julgou tratar-se de uma campanha para, e passamos a citar, “o cãozinho e o gatinho”;

Aguardámos, mas na falta da resposta prometida, apelámos a um boicote à cantora Romana, para que esta não estivesse presente em nenhuma festa de cariz marcadamente Tauromáquico;

Não obstante, demo-nos conta que a Romana continua, impunemente, a participar nesta manifestações populares, como foram o caso das recentes Festas do Pinhal Novo e do Montijo.

Assim, e contra nossa vontade, pois sempre tentamos resguardar aqueles que julgamos “nossos”, outra alternativa não nos resta senão divulgar aquilo que por nós há muito é conhecido: - O agente da Romana, Senhor José Orlando Mota, ganha dinheiro com toureiros e anti-taurinos!

É portanto tempo de colocar as coisas em “su sitio”! Mesmo considerando a legitimidade que o agente da Romana possui de representar quem bem entender, estamos certos de que não se pode desenvolver actividade ligada à Festa Brava e ao mesmo tempo apoiar quem a quer destruir! Não se podem apoderar toureiros e representar ganadarias, ao mesmo tempo que se proporcionam meios financeiros a quem com ela quer acabar! Não nos podemos dar ao luxo de andar a fazer um esforço de defesa, divulgação e promoção da tauromaquia quando, em paralelo, pessoas com responsabilidade na Festa contribuem directamente para a sua destruição!

Agradecemos portanto da parte de V. Exas tratamento jornalístico e divulgação desta informação.

A bem da Festa Brava, pela nossa identidade cultural e liberdade, permanecemos à disposição de V. Exas,

Atenciosamente,


PRÓTOIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS ASSOCIAÇÕES TAURINAS