MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Crónica da Corrida da Malveira



Público - Mais de três quartos de casa

Toiros de "Pontes Dias" bem apresentados e com idade, permitiram êxito aos cavaleiros e justificando bem a chamada do ganadero á praça. Os toiros destinados ao toureio apeado, não serviram.



Marcelo Mendes

Continua a evoluir dentro do que têm sido as suas prestações esta temporada.
No primeiro toiro esteve bem, e no segundo esteve todavia melhor. 
O estar mais solto e a segurança que lhe dá o novo cavalo de saída, permite-lhe uma maior disponibilidade a cavalo que se reflecte em lides mais consequentes e na ora de cravar. Continuo a pensar que nos ladeares exagera um pouco, carregando na emoção mas perdendo em subtileza, dando a ideia de tudo ir em esforço. Será isto uma opção sua ou pura e simplesmente uma aresta a limar ??? Só ele pode responder.
A verdade, é que anda bem e o público sente o seu toureio...

David Gomes

Tinha curiosidade em ver este jovem cavaleiro - ainda não o tinha visto este ano -, já que na passado temporada tinha apontada coisas boas, e curiosamene tinha sido na corrida da Malveira que o tinha visto melhor.

 Que David Gomes sabe andar a cavalo e tem os cavalos bem postos, era suposto, ou não tivesse sido ele campeão de equitação de trabalho, mas o que me impressionou ontem foi a forma correcta como abordou o toureio, fazendo tudo bem feito ou quase, e com um relativo repouso para quem não tem toureado muito, e ainda para mais querendo mostrar aos da sua terra tudo o que tem para dar o que o podia desestabilizar emocionalmente.
Há no entanto um aspecto que eu gostaria de lhe recordar que em nada abala a qualidade das suas actuações, principalmente a do 2º toiro.
Depois de ver David Gomes ontem a fazer coisas bem feitas importantes e bonitas, veio-me á ideia a passagem do livro  "A cidade e as serras" de Eça de Queirós, quando o preto Grilo ( aqui o preto sou eu) disse ao seu amo José Fernandes  com uma certeza imensa: – V. Ex.ª SOFRE DE FARTURA!
Neste momento o reportório do David Gomes é enorme, vai desde as tiras, aos ferros de frente e aos quiebros, dos ferros com batida aos ferros de beleza com as sortes arredondadas, passando pelos violinos curtos e compridos, pelos pares a duas mãos  em "Small" ou "Large", piruetas, etc. etc. etc.... e tem cavalos para tudo.
Como Eça escreveria : "V. Exª sofre de fartura!". Quando nos enchem demasiado o prato, não há tempo para saborear bem o que quer que seja, e então saltarica-se sem nada apreciar devidamente, de numero para numero... Digo eu ...
Claro que a preocupação em agradar é imensa e compreende-se, e o que eu disse não passa de uma opinião pessoal, que nao reflecte mais que o meu gosto, e só isso...

Manuel Dias Gomes

Tocou-lhe um lote fatal. No 1º toiro jogou tudo, mesmo depois deste o ter avisado várias vezes, procurando o vulto, e quando foi agarrado já se esperava. Entregou-se com toda a honradez toureira e conseguiu ainda assim tirar passes.
No 2º toiro voltou a a ter problemas e voltou a expor-se com a maior dignidade e entrega.

O Grp de Lisboa esteve correctamente, sendo de realçar a forma coesa como ajudou sem falhas.
As oportunidades dadas a forcados da cara menos rodados foram por estes aproveitadas.