MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Almoço com o António Dias


Quem vai á Moita com certezaq que reparou numa casa perto do cais, que tem pinturas taurinas na parede.
Essa casa é de um artista singular, que vive a arte, a tauromaquia e as tradições da sua terra como ninguém, e que tem uma história baseada não só no que acabo de dizer mas ainda nos conceitos de amizade e lealdade. O António era forcado dos Amadores da terra e quando foi a cisão que deu origem ao grupo do Aposento, seguiu o seu amigo Zé Manel de forma incondicional, afirmando-se como um bom forcado, um forcado sério.
Mais tarde toma parte num grupo cómico-taurino, e hoje é conhecido pelas suas pinturas ( NAIF ) e por se esconder dentro de uma caixa de papelão nas largadas, deixando que os toiros passem perto dele, numa demonstração de valentia original.
Ao longo do ano quando estou na Moita em casa do Dr. Pires da Costa, ou durante a feira, vou invariávelmente tomar o pequeno almoço ao Fragata e normalmente encontro o Toino Dias no passeio fronteiriço á sua casa e conversamos sobre o passado, as tradições e o rio. Este ano como noutros anos convidou-nos ( a mim e ao Zé Manel ) para almoçar, o que aceitámos de bom grado e em boa hora.
Falar do almoço de ementa Portuguesa variada preparado pela Alzira sua mulher, seria falar dos sabores genuínos, em que não sobressaiem os temperos porque administrados na quantidade justa, e estes só acentuam a pureza dos aromas naturais. Que boa foi a sopa, os grelhados, a salada, os passarinhos estufados, o doce de tomate, e tudo, mas mesmo tudo...
Apareceram á sobremesa um antigo cavaleiro amador, e apareceu outro senhor que nos mergulhou na cultura popular vinda do rio. Falou-nos com paixão de ventos e marés, falou-nos das caracteristícas das CANOAS, das FRAGATAS e dos VARINOS, e foi com o desfolhar da história que não conhecia, que me enriqueci e fiquei mais Portugês.
Há momentos na vida que valem a pena, estes verdadeiramente genuínos, fico-os a dever para sempre ao António Dias, á Alzira ás filhas e á neta Melissa que me fizeram ver outro mundo...


Tirei apontamentos sobre barcos, ventos e marés



Que pena a Alzira estar de costas...

A Melissa, resposável pelas fotos...