MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pedro Nuno R. Duarte Silva ( Bongo) - Grp Ap Moita

Gente que brilha no mundo da tauromaquia... na sombra...




O Pedro , Bongo para os amigos, é um caso raro de modéstia, dedicação, lealdade e uitilidade dentro do grp do AP. Moita.
Começou nos amadores da Chamusca em 2000 tendo como cabo o Nuno Marques, tendo-me fardado pela 1ª vez a 28 de maio desse ano., começando por dar 3ªs ajudas. Pegou o seu primeiro toiro no meio da época em França em Grau du Roi e pegou ao todo 14 toiros até 2005, época em que por razões pessoais
abandona o grupo e a vida de forcado.
Pela mão de Diogo Gomes de Santarém onde vivem os dois, regressa dois anos depois em 2007 para pegar no Grp Ap Moita .
Nos 3 primeiros anos neste grupo não teve grandes oportunidades, mas sempre que se fardou cumpriu, e só em 2010 se começou a fardar com regularidade afirmando-se como um bom ajuda, e sempre voluntário nas horas de aperto.
A história do Bongo como forcado não difere da de muitos, o que sim o diferencia é a modéstia com que sempre se moveu, a resignação com que encarou os primeiros anos no Ap Moita quando era preterido, a lealdade aos amigos e um viver em forcado de corpo inteiro.
Nunca ouvi da parte do Bongo uma crítica mais acintosa a um elemento do grupo, e nunca vi que se manifestasse pelas costas com críticas que não fizesse cara a cara.
Como amigo é um homem direito, capaz de todos os sacrifícios em nome de uma amizade.
A sua forma alegre de viver é contagiante e reflecte a qualidade humana, de quem está bem com o mundo e com a vida.