MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

José Bartissol

Gente que brilha no mundo da tauromaquia... na sombra...


José Bartissol



O Zé Bartissol, além de um grande toureiro, é um tipo especial com uma história notável.
A discrição caminha sempre com ele tal como o companeirismo, ele que tem um passado nobre muito para além do mundo dos toiros. Foi campeão Nacional de Florete em 83 e 84, e por equipas, seis anos consecutivos de 82 a 87 tendo participado nestes anos na Taça dos campeões Europeus, tendo ainda arrecadado por mais 3 vezes o titulo de vice campeão Naciolal.

Em 1993 foi campeão Nacional de Espada e ganhou tambem por 5 vezes o Campeonato Nacional por equipas. Tambem participou por 4 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Espada.
Participou em très Campeonatos do Mundo,, foi  pré-olimpico em 1984 los Angeles, não tendo conseguido o apuramento.
Tem tambem uma carreira de treinador de esgrima tendo passado por clubes como Estrela da Amadora (25 anos), Ginásio Clube Português, Colégio Vasco da Gama, Clube de Esgrima de Sintra e actualmente Sport União Sintrense. Foi também Director Tecnico Nacional da Federação Portuguesa de Esgrima de 2005 a 2008.
Quem vê o Zé com a sua incorrigivel modéstia numa praça de toiros, não imagina um homem que com este palmarés chegava para se sentir realizado, e porque não, naturalmente envaidecido.

No mundo dos toiros começou aos 6 anos na escola da tertúlia "Festa Brava" dirigida pelo seu pai, tendo-se apresentado em público aos 13 anos em Safara, prestou provas para praticante aos 17 anos em Albufeira, e tomou a alternativa em 1983 em Vila Franca, parando um toiro do saudoso José Mestre Batista e bandarilhando os toiros do matador Jesus Sanches.
Saiu com vários cavaleiros, Angel Peralta, José Cortes, Paulo Caetano, Francisco Nuncio, Ana Batista, Gilberto Filipe, João Moura Caetano, José Luis Cochicho, Batista Duarte, Pedro Salvador, Paulo Jorge Ferreira, Luis Cruz, e com os matadores El Pana, Vitor Mendes, Eduardo Oliveira Rui Bento, José Luis Gonçalves, Manuel Moreno, Ricardo Chibanga, José Julio, Pedrito de Portugal, Luis Procuna, Pedro Moya Nino de la Capea, Juan Mora, José Luis Galloso, Fernando Guarany.
Está fixo na quadrilha do cavaleiro Rui Salvador desde a época de 1993, vai fazer portanto 20 anos e fará para o ano que vem 30 anos que tomou a alternativa .
É este tipo com esta história que se esconde por de trás, da sombra do toureiro incorrigivelmente modesto, que não passa despercebido a quem admira os toureiros na sua essência, e ainda os homens moralmente distinguidos.
Sou amigo do Zé ( amizade que vem da que sempre tive com o seu pai Alberto Bartissol), mas escrevo hoje e agora, como aficionado e admirador.
Zé... Um grande abraço... e obrigado pelo que tens dado á "FESTA".