MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Novilhada do Campo Pequeno


Os prémios em disputa foram atribuídos a David Oliveira e Pedro Noronha


O ganadero Paulo Caetano apresentou uma novilhada de luxo ( recusou por 3 vezes chamadas á praça) que em muito contribuiu para o êxito do espectáculo.


Maria Mira

Tocou-lhe um novilho andarilho, o mais dificil da noite, e ao principio teve problemas tanto mais quanto a quadrilha não esteve nos seus melhores dias.
Nos curtos melhorou e acabou a actuação com dois bons ferros.

David Oliveira

Quis jogar tudo e recebeu o novilho á porta dos curros, vindo a ser agarrado. Seguidamente não perdeu os papeis, e foi em crescendo desenhando bem e rematando as sortes, adornando-se ainda  em piruetas vistosas.
 Terminou com um violino de belo efeito.
Teve, na minha opinião dois itens que valorizaram a sua boa actuação, lidou correctamente e rematou as sortes. O remate das sortes é importantíssimo - sem ele a sorte é imcompleta - e infelizmente anda tão esquecido por muita gente...

Luís Rouxinol Jr

Sou fã deste toureiro que uma vez mais não me desiludiu. Penso mesmo que se o prémio lhe tem sido atribuído, não era um escandalo. O Luís desenvolveu o seu toureio que enfoca num lidar movimentado, na emoção do ferro, no improviso, e tudo isto enroupado numa grande conexão com o público que desemboca na espectacularidade.
Talvez tenha sido penalizado por não rematar as sortes.

Pedro Noronha

Vê-se que está toureado. Toureou com alguma profundidade com a esquerda e com a direita. Esteve melhor com a muleta que com o capote.

 João Rodrigues

Mostrou valor, mas é dos três o que está menos tourado.

Diogo Peseiro

Este jovem tem público e faz por isso. Bem com o capote, muito bem a bandarilhar e bem e com reportório com a muleta pelos dois pitons. Se eu votasse tinha votado nele


O Grp de Azambuja, teve tarefa fácil e cumpriu


NOTA

 As Verdades são para se dizerem

Uma vez mais, o toureio apeado saiu pela frente do toureio a cavalo, coisa impenssável no tempo de Núncio, Batista, Zoio etc. , e nessa altura havia matadores com força artística e de bilheteira. Em Espanha, pátria do toureio apeado, os rejoneadores saem pela frente. Em Portugal, há 2 ou 3 anos a esta parte faz-se o contrário, com a argumentação de que os cavalos estragam o piso. Então em Espanha não estragam o piso ????? 
Digam a verdade, o problema está no facto de muita gente abandonar as bancadas depois do toureio a cavalo.
Experimentem a fazer como dantes e calibrem a força do toureio apeado no nosso País...