Manuel Filipe com os amigos de sempre... |
O distinto bandarilheiro Manuel Filipe, prefigura um exemplo de dedicação e fidelidade totais.
Nasceu a 21/04/1955, em Coruche, iniciando a sua aprendizagem na Escola de Toureio Luciano Moreira em 1971. Presta provas para praticante em 24/06/1978 em Alcácer do Sal, e toma a alternativa em 09/08/1981 na Figueira da Foz.
Desde a prova de praticante em 1978 que começou a sair com Emídio Pinto, e depois com Duarte Pinto ou seja, conta 34 anos como bandarilheiro de confiança, do Maestro Emidio e com o Duarte desde que este começou a tourear. É obra!!!...Toureou lógicamente em Portugal, mas também por Espanha, França, Estados Unidos e Venezuela.
O Manel Filipe é o cumulo da descrição, nunca ninguém o vê numa discussão mais acalorada, vive a amizade de forma saudável, sem servilismo, mas sim com a clareza e autenticidade dum verdadeiro amigo.
No toiro, a sua eficácia é por de mais evidente, e após as lides dos seus toureiros, é vê-lo de forma discreta junto deles a analizar o bem e o menos bem sem dar nas vistas.
34 anos é o tempo que medeia entre o nascer para o mundo dos toiros ligado a uma casa e a uma amizade, e os dias de hoje. Não sei se há outro caso de tão grande e total dedicação... nesta época tão primitiva em que a ligação de alguns ás casas, demora o espaço de uma carreira..
Para terminar, quero afirmar que ao pensar na vida deste homem, paira no ar um sonho de amizade dilatada, e de um toureiro sério que nunca virou a cara nem procurou protagonismo.