MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Manuel Filipe

Gente que brilha no mundo da tauromaquia... na sombra...


Manuel Filipe com os amigos de sempre...
O distinto bandarilheiro Manuel Filipe, prefigura um exemplo de dedicação e fidelidade totais.
Nasceu a 21/04/1955, em Coruche, iniciando a sua aprendizagem na Escola de Toureio Luciano Moreira em 1971. Presta provas para praticante em 24/06/1978 em Alcácer do Sal, e toma a alternativa em  09/08/1981 na Figueira da Foz.
Desde a prova de praticante em 1978 que começou a sair com  Emídio Pinto, e depois com Duarte Pinto ou seja, conta 34 anos como bandarilheiro de confiança, do Maestro Emidio e com o Duarte desde que este começou a tourear. É obra!!!...


Toureou lógicamente em Portugal, mas também por Espanha, França, Estados Unidos e Venezuela.

O Manel Filipe é o cumulo da descrição, nunca ninguém o vê numa discussão mais acalorada, vive a amizade de forma saudável, sem servilismo, mas sim com a clareza e autenticidade dum verdadeiro amigo.
No toiro, a sua eficácia é por de mais evidente, e após as lides dos seus toureiros, é vê-lo de forma discreta junto deles a analizar o bem e o menos bem sem dar nas vistas.
34 anos é o tempo que medeia entre o nascer para o mundo dos toiros ligado a uma casa e a uma amizade, e os dias de hoje. Não sei se há outro caso de tão grande e total dedicação... nesta época tão primitiva em que a ligação de alguns ás casas, demora o espaço de uma carreira..
Para terminar, quero afirmar que ao pensar na vida deste homem, paira no ar um sonho de amizade dilatada, e de um toureiro sério que nunca virou a cara nem procurou protagonismo.