MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gente que brilha no mundo da tauromaquia... na sombra...

 

João Ribeiro "CURRO"



O João Ribeiro - Curro para os amigos - é um caso singular. Como bandarilheiro é de uma eficácia a toda a prova, como humildade é um exemplo, como aficionado é entendido e dedicado, como companheiro tem a integridade que distingue os homens inteiros, como qualidades de trabalho é inexcedível.
Conheço-o desde o seu principio e nunca lhe ouvi uma crítica avinagrada seja de quem for.
Toureia sem olhar para o público porque interioriza como ninguém a sua condição de subalterno.
Como pessoa, o Curro só sabe fazer e manter amigos, porque moralmente é uma referência.
Um dia num treino na Torrinha, alguém alvitrou que tentasse - dadas as suas faculdades fisícas - executar a sorte antiga do "Salto ao Transcorno" que eu só conhecia das gravuras da "La Lidia", fê-lo repetidamente e bem, e mais ainda, por sugestão do António fê-lo numa corrida na Nazaré a um toiro do "Manuel Ant. L. de Carvalho", por sinal no dia da estreia desta ganadaria.
Para mim, o Cuuro é único, mas pela sua incorrigivel modéstia passa voluntáriamente despercebido.