MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

RESCALDO DA FEIRA DA MOITA



É evidente que quem arrisca não quer perder, como também é evidente que sempre que são apresentados os carteis das grandes feiras ( veja-se Madrid e Sevilha), há sempre quem não concorde, porque não é possivel agradar a toda a gente.
A feira de 2012 na Moita iria sempre viver com as dificuldades da crise, no entanto penso que a maior lacuna da feira residiu na falta de competição entre os artistas, já que quanto ás ganadarias não vi que pudesse haver qualquer coisa a opor antes de começar a feira, já o mesmo não posso dizer quanto ao critério de escolha dos toiros alguns com 6 anos...
Por mim acho impensável, montar uma feira desta categoria sem António Telles, sem um dos Bastinhas, sem João R. Telles jr., sem João Moura Caetano e sem João Moura jr.. São demasiadas figuras, cuja a ausência não deixaria de se repercutir na bilheteira que foi das piores dos últimos anos.
A corrida dos matadores ( no nosso país matam o quê???), que segundo toda a gente diz foi um êxito artístico, em termos de bilheteira meteu tanta gente como nos anos anteriores. Será que o dinheiro investido a mais que em anos anteriores nesta corrida, não poderia ter sido investido com retorno, noutras figuras do toureio a cavalo ???
A empresa lá saberá... o que está á vista de toda a gente é que a feira artísticamente foi pobre, muito pobre mesmo...

Quanto aos prémios - o juri é soberano e constituído por pessoas sérias e entendidas -, embora não conhecendo os critérios de atribuição dos mesmos, pessoalmente penso que as actuações do jovem João Maria Branco mereciam algum destaque...