MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

José Carlos Nicolau

Gente que brilha no mundo da tauromaquia... na sombra...


O Zé Carlos é mais um bandarilheiro que se distingue pela sua humildade e também por uma actividade paralela dentro do mundo dos toiros.
O zé carlos é um bom cavaleiro, um cavaleiro com intuição que baseia o seu trabalho no empirismo, tendo obtido excelentes resultados. O celebre cavalo Gabarito de António Ribeiro Telles foi iniciado por ele e foi a ele que o maestro da Torrinha o comprou, tal como comprou o Conquistador .
O cavalo "Ozono" ferro rio Frio - hoje figura da quadra de Rui Fernandes - foi também montado por ele que o vendeu a José Luís Cochico, vindo este a vendê-lo ao seu actual dono.
Foram montados por si o "Ladear" e o "Semequer" que foram de Luís Rouxinol, o "Quilas" de Gilberto Filipe, mais três cavalos que compunham a quadra do cavaleiro Miguel Fernandes, mais dois de João Maria Branco, um de Alvaro Montes e outro a Javier Maioral que foi o craque da quadra deste Cavaleiro. Eu próprio lhe vendi para Itália um cavalo bem arranjado ferro Ervideira para o meu amigo e mestre "Conde Guido Guidi", de quem este meu amigo dizia maravilhas, quanto ao arranjo que o cavalo apresentou quando começou a ser trabalhado em Milão.
O Zé Carlos Nicolau, tomou a alternativa em Agosto de 1984, parando um toiro para Luís Miguel da Veiga, e bandarilhando um de Mário Coelho. Daí para cá, serviu nas quadrilhas dos cavaleiros António Ventura, Frederico Carolino, Luís rouxinol, José Paulo, Victor Ribeiro, Manuel Lupi, Miguel Fernandes, Carlos Arruda, Nuno Pardal, e dos matadores Mário Coelho, Luís Reina e Tomas Campozano.
Toda a sua vida de toureiro foi vivida na sombra sem nunca pretender ser o que não é, e sempre desvalorizou a valência de equitador, que só por si seria suficientemente rica para que dela se envaidecesse.
O José Carlos Nicolau anda por bem no mundo do toiro, anda em toureiro e sabe o que é tourear, mas a sua forma de estar é e será sempre discreta.