MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Autárquicas...

Cuidado com candidatos tipo Defensor Moura...



RESPEITO que acintosamente escrevo com letra grande, tal como as palavras HISTÓRIA e TRADIÇÃO levaram-me a escrever esta crónica.

Quem exerce um cargo público tem que respeitar as minorias, a história e as tradições, e não pode ser influenciado a decidir, por gostos ou preconceitos pessoais - no momento em que foi eleito passou a ser presidente de todos os munícipes do concelho -, e muito menos pode atentar contra a história e a tradição da região e do país

Como exemplo, vamos dissecar o caso de Viana.

A pretensão de destruir uma praça de touros como aconteceu em Viana, baseada no facto desta só dar uma corrida de toiros, cai pela base se o Defensor Moura se lembrasse que há capelas no concelho que abrem uma vez por ano e não é por isso que as ía manda destruir para ali nascer uma lixeira, uma oficina da câmara, um campo para a prática do futebol, um ATL, ou mesmo um Centro de Ciencia Viva (como foi o motivo aparente dessa sua pretensão).

Eu, sei porque tenho ido a Viana, que as preocupações com a arquitectura tradicional são poucas como sucede com relativa vulgaridade por esse país fora.

Eu sei que o apoio dado á Romaria da SRª da Agonia dá votos, muitos votos e por isso esse tipo apoiou tal romaria. Assim houvesse tamanha adesão popular á “Festa” e eu queria ver se o innefável Def Moura tinha tomates para pensar sequer em destruir a praça.

Eu sei que a influência dum grupelho pateta mas activista o tocou, quanto mais não seja porque essa gentuça faz passar a ideia de uma força que não tem.

Mas sei também que nada mas mesmo nada, se pode suplantar á história.

O tal moura não sabe há quantos anos existem corridas de toiros em Viana?

O gajo sabe que o toureio é uma arte?

Porventura tinha ideia de que a praça de toiros da sua terra na corrida anual ou enchia ou esgotava com milhares de pessoas?

O tipo não sabia nem sabe com certeza nada disto, nem conhece a história do toureio, a única coisa que sabia é que não gostava, e nós sabemos que ele foi uma vergonha ao cometer o crime de fechar a praça.

Não pôs os olhos naqueles ( que no espectro politica vão da esquerda á direita) que não gostam do espectáculo mas o respeitam.

Defensor Moura não foi Português, nem democrata (eu sei o que é democracia há mais de 50 anos), não respeitou as minorias (neste caso, mesmo ao nível do concelho, esta sua prepotência ía contra a maioria segundo sondagens).

Os Pres. de câmara são eleitos para construir e não para destruir património.

O tipo  devia achar que com esta atitude, iria ganhar protagonismo bom. Enganou-se porquee muitos mas mesmo muitos não lhe perdoaram quando reduziram á insignificância nas Presidenciais, e ficará na história como o gaijo que destrui a praça de Viana.

Se comprou a praça porque não a transformou num pavilhão multiusos como se fez em Lisboa, Évora, Elvas, Redondo, várias cidades de Espanha e França, e mais ainda todas as cidades e vilas onde a mesma solução está a ser equacionada.

Esse é o caminho certo, a outra solução ou é de origem economicista fria, ou é de mero oportunismo, ou é caprichosa, sendo que em qualquer dos casos é irresponsável e lesiva da história, da tradição e da arte.

Diz mais ou menos isto, a canção que eternizou Viana:

Hei-de voltar a Viana como manda a Fantasia,

Hei-de voltar a Viana oh meu amor algum dia.

Acrescento eu :

Hei-de voltar a Viana sem o substituto do Moura, um dia

Quando também for substituído e o mandarem p’rá da tia.


Cuidado com os Candidatos tipo "Defensor Moura"....