MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ontem no Campo Pequeno

Força Nuno
Sorrisos...
Musgados de pedras antigas
Brisas suaves
De lembranças mortas
E, para além de tudo,
Havia um nome...

M. Andrade



Propositadamente não farei a crónica do Festival e não publicarei mais que esta fotografia. Em primeiro lugar porque todos os cavaleiros e bandarilheiros deram a verdadeira dimensão do seu toureio, em segundo lugar porque os forcados ao pegarem sete toiros á primeira honrraram da melhor maneira a figura do NUNO, em terceiro e último lugar, porque todos os novilhos cumpriram e estavam dignamente apresentados.

A expressão máxima da arte e do sentimento, esteve no olhar do Nuno e no seu acenar com a cabeça...
Um olhar profundo, vale mais que mil palavras...

Desde muito novo que conheço esta frase: "Para se dizer o que se sente não é preciso falar, quantas coisas diz a gente com o silêncio do olhar.
Eu penso que nós só nascemos verdadeiramente no dia em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre o que nos rodeia, e em que fixamos o olhar só no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente. Mais tarde, muito mais tarde, passamos a perceber que a maioria das palavras estão cheias de falsidade; só o olhar é a linguagem do coração.
Os sentidos foram dados ao homem tendo principalmente em vista o conhecimento,  e é através da visão, que é “o mais subtil dos sentidos, porque mostra mais diferença nas coisas”, que se pode conhecer toda a sensibilidade.

No olhar do  NUNO comprendemos os segredo da sua alma e das suas afeições... “ a alma humana, é um dos mais eloquentes reflexos do "Supremo arquitecto do universo". A força do Nuno viu-se no olhar... A força da palavra solidariedade penetrou no olhar do forcado Nuno... Os brindes que não se ouviam tinham a força do olhar... A esperança viveu em cada um de nós, que trocavamos conversas com desconhecidos sentados ao nosso lado, e que estavam ali exclusivamente pelo Nuno, e que sem pensar, mostraram a força da Festa em Portugal e no Mundo.   Esta não foi uma tarde de emoções, porque emoções são estados fisiológicos relacionados a comportamentos respondentes em contingências imediatas, foi sim uma tarde de grande sentimento, porque os sentimentos estão relacionados com contingências mais estáveis, mais nobres e de mais longo prazo.   Obrigado NUNO,  foste tu que uniste toda a gente com o teu exemplo.   Um abração do Velho  

João Cortesão  

NOTA : Não posso de deixar de recordar neste momento, isto que disse há dias e que julgo por demais importante : "Este festival vai servir de Barómetro para a Temporada..."   A Sociedade do Campo Pequeno ao montar de forma irrepreensivel este Festival, demonstrou que com espectáculos bem montados as pessoas aderem independentemente da crise. Não se pode é andar a montar corridas umas em cima das outras e carteis repetitivos...