Ontem no Campo Pequeno
Força Nuno
Sorrisos...
Musgados de pedras antigas
Brisas suaves
De lembranças mortas
E, para além de tudo,
Havia um nome...
M. Andrade
Propositadamente não farei a crónica do Festival e não publicarei mais que esta fotografia. Em primeiro lugar porque todos os cavaleiros e bandarilheiros deram a verdadeira dimensão do seu toureio, em segundo lugar porque os forcados ao pegarem sete toiros á primeira honrraram da melhor maneira a figura do NUNO, em terceiro e último lugar, porque todos os novilhos cumpriram e estavam dignamente apresentados.
A expressão máxima da arte e do sentimento, esteve no olhar do Nuno e no seu acenar com a cabeça...
Um olhar profundo, vale mais que mil palavras...
Desde muito novo que conheço esta frase: "Para se dizer o que se sente não é preciso falar, quantas coisas diz a gente com o silêncio do olhar.
Eu penso que nós só nascemos verdadeiramente no dia em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre o que nos rodeia, e em que fixamos o olhar só no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente. Mais tarde, muito mais tarde, passamos a perceber que a maioria das palavras estão cheias de falsidade; só o olhar é a linguagem do coração.
Os sentidos foram dados ao homem tendo principalmente em vista o conhecimento, e é através da visão, que é “o mais subtil dos sentidos, porque mostra mais diferença nas coisas”, que se pode conhecer toda a sensibilidade.
No olhar do NUNO comprendemos os segredo da sua alma e das suas afeições... “ a alma humana, é um dos mais eloquentes reflexos do "Supremo arquitecto do universo". A força do Nuno viu-se no olhar... A força da palavra solidariedade penetrou no olhar do forcado Nuno... Os brindes que não se ouviam tinham a força do olhar... A esperança viveu em cada um de nós, que trocavamos conversas com desconhecidos sentados ao nosso lado, e que estavam ali exclusivamente pelo Nuno, e que sem pensar, mostraram a força da Festa em Portugal e no Mundo. Esta não foi uma tarde de emoções, porque emoções são estados fisiológicos relacionados a comportamentos respondentes em contingências imediatas, foi sim uma tarde de grande sentimento, porque os sentimentos estão relacionados com contingências mais estáveis, mais nobres e de mais longo prazo. Obrigado NUNO, foste tu que uniste toda a gente com o teu exemplo. Um abração do Velho
João Cortesão
NOTA : Não posso de deixar de recordar neste momento, isto que disse há dias e que julgo por demais importante : "Este festival vai servir de Barómetro para a Temporada..." A Sociedade do Campo Pequeno ao montar de forma irrepreensivel este Festival, demonstrou que com espectáculos bem montados as pessoas aderem independentemente da crise. Não se pode é andar a montar corridas umas em cima das outras e carteis repetitivos...