MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pra que a terra não esqueça... Nuno Carvalho



 Excerto da entrevista de Nuno á SIC :

O que é que eu faria diferente?

Não faria nada! (…) Não mudava nada! (…) Não me arrependo de nada, de ter sido forcado, porque não era a pessoa que eu sou hoje. Eu costumo dizer que não fui forcado, eu sou forcado. É uma maneira de estar, é uma forma de encarar a vida. (…)

Se eu conseguisse recuperar, o meu maior orgulho era vestir uma jaqueta e voltar a pegar um toiro!”

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Meu querido amigo Nuno Carvalho "MATA":

Este fevreiro é um mês cruel, tão cruel como qualquer outro para que a vida seja enfrentada e se renove.
Curvo-me perante a tua força e acima de tudo perante a tua naturalidade, esse bem inestimável com que nasceste, e que faz rodear-te de toda a gente de um mundo por vezes tão complicado como é o mundo do toiro, que não raras vezes é compadre de batalhas sem nexo, que no látego de invejas e vaidades se espelham.
Nas dificeis encruzilhadas da vida só sobrevivem aqueles que são capazes de olhar o futuro com grandeza de alma, e olhar o passado com a lucidez de quem sempre viveu de bem com o mundo, de bem com a consciência e que nada tem preso por não ter feito ou omitido.
Conheci-te já lá vão nove anos. Fizemos juntos centenas de Kms, jantei e almocei contigo n vezes, dormiste em minha casa, coincidimos em casa de vários amigos, falámos horas muitas, e nunca ouvi da tua parte, uma conversa com pitada de veneno a propósito de outros amigos, muito menos forcados, e se possivel, ainda menos do AP MOITA.
Em ti reinava sempre o humor, a boa disposição e a paixão louca de pegar toiros. Nas épocas em que te afirmavas no teu grupo, muitas vezes dizia-te que eras como os cavalos novos só pegavas em desmontáveis, ao que respondias com gargalhadas francas e sonoras sem ponta de melindre, reagindo como só os tipos bem formados são capazes.
Nos jantares do grupo, escolhias quase sempre a mesa dos mais novos que lideravas em alegria e loucura.
Nos treinos cansava ver-te sempre a recortar-te, e de quando em vez não resistias a ficar na cara da vaca ou do novilho abraçado, repousando assim a paixão de pegar uma rez brava que te fervia na alma.

Começaste a fazer grandes pegas, mas nada se alterou no teu comportamento. Eras o mesmo e és o mesmo, apaixonado pela arte de pegar toiros, amigo do seu amigo e positivo na vivência.
A vida, meu caro Nuno, é uma sucessão dinâmica de acções que, por isso, está em permanente mutação e a emanação de circunstâncias adversas, a seu tempo muda o espaço, o ritmo e o uso que dela fazemos, em conformidade com a força interior e a lucidez de cada um. A vida para ti mudou ( eu ainda tenho fé que seja só temporáriamente... ) mas a forma como a vives sem recalques, revoltas ou complexos, torna-te um exemplo, uma referência para uma geração que na generalidade teve tudo.
Neste momento acompanho-te convicto na fé que te ilumina, e como escreveu Angel Peralta, há que chamar pela fé com força e naturalidade:

Como un niño a su madre
Como un jovem a su amor
Como um marido a su esposa
Y como un hombre a su Dios.

Neste momento, o mundo sabe porque viu nas tuas palavras na entrevista que concedeste a um canal de televisão, que no madrugar desta tua nova vida, largas ao mundo os aromas da vida de forcado que foste, és e serás sempre, em palavras dispersas mas medidas que te tornam diferente, dignam a forcadagem e fazem pequenos os teus amigos ao lado de tanta grandeza de alma. A esperança mantenho-a, não a dou, nem a vendo, nem troco por nada esta ansiedade, sabendo que a esperança mora ao lado... 

Alguém disse :"A esperança inquebrantável é força. A esperança mesclada de dúvida é covardia. A esperança mesclada de temor é fraqueza."
As tuas palavras ditas no fim da entrevista, mostram essa esperança inquebrantável que é força. Força Nuno, eu acredito!!!




A"FESTA" a quem tanto destes, vai continuar a precisar de ti, e serás util proferindo conferências,  testemunhando ao mundo a tua experiência, como Forcado, como Homem e como aficionado.No teu Grupo e no mundo dos românticos da "FESTA" que são os forcados, homens carismáticos como tu, cada geração tem um, se tanto...



Nuno, meu querido amigo, é com esta foto que guardo religiosamente em minha casa, de ti a pegar um toiro na Daniel do Nascimento na tua terra Moita do Ribatejo menina dos teus olhos, com a primeira ajuda do teu amigo e meu filho António, que sobejo de fervor, afundo as raízes da nossa amizade que me levaram a escrever-te esta carta "P'ra que a terra não esqueça".