MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O que me faltou dizer na rádio Portalegre



Numa entrevista, há sempre coisas que ficaram por dizer, nuns casos por falta de tempo, noutros por mero esquecimento.

Em relação ao Néné faltou-me dizer que agora é que ele vai saber quem são os verdadeiros amigos. Muitos daqueles a quem dava bilhetes a quem acedia a pedidos para colocar toiros, arranjar corridas a toureiros e grupos de forcados, afastar-se-ão agora, mas a vida dá muita volta e quando regressares espero que não percas a memória...
Eu acredito que vais reaparecer, só não sei quando... És um taurino com história recheada, até com erros também... como não podia deixar de ser depois de tantos anos...
É quando as pessoas estão na mó de baixo, que eu quero estar sempre presente porque tenho memória, e tenho provado isto ao longo da vida.

Em relação a Estremoz esqueci-me de dizer, que o mal que foi feito á "FESTA" com a decisão de não serem ouvidos os Estremocenses, irá ter com certeza reflexos nas proximas autárquicas. Uma autarquia não é uma quinta, nem um presidente de Camara é um quinteiro...

Quanto aos toureiros mais novos, João Salgueiro da Costa, João Maria Branco, Miguel Moura e ao amador Luís Rouxinol Jr. , não lhes dediquei o tempo devido. O valor dos quatro é apreciado e eles são neste momento a esperança no futuro.
A procura da emoção naquilo que fazem, aproxima-os da verdade. A sua evolução é previsivel...

Quanto aos menos jovens, devia ter dito que António Ribeiro Telles continua ser uma referência incontornável do Classicismo, que Bastinhas é um toureiro que mantém um público sempre fiel, e que Luís Rouxinol teve uma época fantástica marcada sobretudo pelo ferro que cravou em sorte de gaiola em Vila Franca, que foi o melhor que lhe vi em toda a sua extraordinária carreira.

Tinha intensão de dizer e não disse por falta de tempo que : A maneira como muitos dos cavaleiros festejam um bom ferro, é feia. Ao largarem as rèdeas, colocando as mãos na cabeça tapando a cara, dão a ideia que aquilo aconteceu por acaso. Nunca vi o Sr. Núncio, Batista etc... fazerem isso. Só falta virem abraçar-se aos bandarilheiros e apoderados como os tipos do futebol e abanarem os braços como se estivessem a embalar um bébé, e o pior é esquecerem-se de rematar as sortes. Há ainda aqueles que vão direitos ao público com ar agressivo, como dizendo: "vocês queriam que corresse mal mas eu safei-me..." Haja decoro!!! A corrida á Portuguesa é um espectáculo históricamente abonado de classe e bons modos.

Quanto ao Campo Pequeno, devia ter dito que está a gerir o silêncio com o saber da experiência acumulada. Deixa parar as águas que têm andado agitadas enquanto dá a maior força ao Festival do Nuno, e quando achar oportuno divulga o que tiver a divulgar, penso eu que já com certezas, não alimentando especulações. Não precisam de protagonismo - o que têm basta-lhes e sobra - e demonstraram no caso da Figueira, Nazaré e corrida TV, que com descrição evitam polémicas que não favorecem o negócio...
Depois podemos estar de acordo ou não, e mais murube menos murube, mais exclusivas menos exclusivas ou até mesmo sem exclusivos, a época vai-se dar com dignidade. Uma coisa é certa, depois da polémica do trapio de determinada corrida na época passada, estou convencido que os toureiros com força irão mandar nos toiros como é habitual em qualquer parte do mundo taurino, mas mais devagarinho... sem o "quero posso e mando" de alguns...
Estou sempre á vontade para falar do Campo Pequeno....

Quanto á equitação apresentada por muitos cavaleiros, não vou adiantar nada, porque o que tenho para dizer dava um livro.