MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que foi, e o que é hoje a Prótoiro...


Para escrever esta crónica, fiz uma investigação que me permitisse fundamentá-la.

Emprimeiro lugar sobre o PAPEL que é um afeltrado de fibras unidas tanto fisicamente (por estarem entrelaçadas a modo de malha) como quimicamente por ligações de hidrogênio.

A maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Lun (ou Ts'ai Lun) da China a primazia de ter sido o primeiro a fazer papel por meio da polpação de redes de pesca e trapos, e mais tarde usando fibras vegetais.

Depois sobre os DEDOS concluindo que são as extremidades dos membros dos mamíferos, mas que também se pode dar este nome a alguns artículos dos apêndices de muitos artrópodes e de outros pequenos animais.

Nos mamíferos, o número básico de dedos em cada membro é de cinco, mas muitas espécies perderam alguns deles no decurso da evolução -

Depois deste trabalho cheguei á definição da PRóToiro nos seus primeiros tempos, foi assim:

“A PRÓTOIRO não passava de um aglomerado de fibras unidas quimicamente por ligações de hidrogénio, com marcas de extremidades dos membros dos mamíferos, que foi apresentada com pompa e circunstancia numa jantarada, com o folclore da dedada e cuja utilidade durante muito tempo, foi ZERO ou quase...

Na guerra pelo respeito pela liberdade de imprensa, não se metia.

Na guerra das bandarilhas para os forcados, fez que não viu.

Para a guerra dos boicotes a alguns Grps de Forcados cujo o único crime cometido é o de quererem pegar toiros, esteve-se lichando.

Perante a guerra dos antitaurinos calava-se e vendia camisolas.

Felizmente tudo mudou, e hoje a Prótoiro está organizada e presta um serviço importante á "FESTA" e á cultura Portuguesa.

Mas ATENÇÃO!!! Ainda há muito a fazer...