MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aí está o rei do Carnaval: o Touro


 











Nos dias 8 a 12 de Fevereiro o touro é rei do Canaval do Touro de Ciudad Rodrigo.

Assim, àquela localidade raiana são chamados milhares de forasteiros que ao longo destes dias convivem em torno do toiro. De entre os forasteiros, além de ingleses, japoneses, espanhóis vão bastante portugueses que durante o dia se entretêm nos encierros e festivais taurinos e à noite nos bares e casetas convivem até altas horas, com muito álcool à mistura.

No dia 9 pelas 00.15h inicia-se a actividade taurina com uma capea nocturna e às 11h o “toro del Antruejo 2013” e neste mesmo dia o Festival com Juan Mora, Curro Díaz, Jiménez Fortes e Alejandro Jiménez.

Domingo de carnaval o encerro misto é um dos pontos altos pois participam muitos garrochistas portugueses, com 6 toiros de Francisco Galache, e a novilhada sem picadores com os finalistas do Bolsín Taurino.

Dia 11 novo encierro pelas 11h com toiros de Los Bayones e nova novilhada sem picadores e capea na Plaza Nayor.

A fechar no dia 12 pelas 00.15h capea nocturna, às 9h o Toro del Aguardiente”, encierro urbano com toros de Torrehandilla e festival com Javier Castaño, David Mora, Damián Castaño e Juan Pinto.

A parte das actividades taurinas, também há bailes e muita afición… onde o Touro é rei.