MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Morreu o cavalo Santarém

Conheça a sua história


O santarém nasceu em 2001, era Cruzado Português e tinha o ferro de Vasco Tomáz. A mãe era filha do "Tupi-Lupi", cavalo famoso de Paulo Caetano e o pai é um Puro Sangue 
Árabe, filho do "Magic".
Estreou-se a 4 de Outubro de 2007 no Campo Pequeno e começou por ser um cavalo com coisas extraordinárias mas complicado, como acontece á maioria dos cavalos extraordinários. Ao principio não era muito regular, lembro-me de uma corrida no Campo Pequeno em que no momento da sorte se colocou atrás

da mão - não querendo romper para a execução da sorte - acabando o Maestro António Telles por o meter para dentro substituindo-o.
Na época seguinte em Évora teve uma actuação fantástica, dando a entender ao cavaleiro adis tância em que se sentia cómodo, que se localizava na intermédia entre o tourear de largo e tourear em curto. A partir daí estabilizou no bom, no muito bom e no óptimo.
Morreu de cólica ( volvo intestinal) causa de morte de uma grande parte dos cavalos.