MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Carta de João Cortesão a J. M. Pires da Costa



Zé Manel :

Para o fundador do Ap Moita, imagino o impacto deste problema que vos ( que nos) tocou á porta.
O peso do acontecimento foi tão grande que não falámos ao telefone, antes trocámos mensagens "sms" coisa que nunca tinha acontecido entre nós, a menos que se tratasse de detalhes circunstanciais do tipo : "Liga-me "SFF".
Só hoje te escrevo, já depois de uma breve conversa telefónica, porque temos que ser capazes de impôr o "Temple" á vida,  como o toureio faz com o toiro, porque é templando que conseguimos expressar-nos naturalmente, esperando para esse fim que os nervos se acalmem.
O teu romantismo de aficionado foi traído pela negrura da vida, e a tua boa disposição singular, deu lugar á consciência da incapacidade perante um facto que poisou com estrondo numa obra que criaste.
A noite de 5ª feira teve um remate irracional para um objectivo latente que era o teu grupo pegar mais um toiro, mas a fantasia desse momento, foi paga com sacrifício absoluto de uma forma brutalmente cruel.
Frente ao que aconteceu há que pensar e transmitir ao Nuno aquilo que um dia Angel Peralta disse . "Vivir es mantener la ilusión como meta".
A feira este ano em tua casa não vai ser igual, falta a presença Matriarcal da minha amiga "Tia Céu" e faltará a alegria da malta a chegar a casa á hora em que eu e tu nos levantamos, e a presença irreverente do Nuno que voltará para o ano certamente...
Este ano Zé Manel vais ter a obrigação de interferir de maneira positiva na vida dos teus amigos e do Grp que Fundaste. Essa vai ter que ser a tua missão como homem que polariza á sua volta uma legião de pessoas e como cabo Fundador...

Parafraseando Mahatma Gandhi direi :

"Mantém teus pensamentos positivos, porque os teus pensamentos tornam-se nas tuas palavras.
Mantém tuas palavras positivas, porque as tuas palavras tornam-se nas tuas atitudes.
Mantém tuas atitudes positivas, porque as tuas atitudes tornam-se nos teus hábitos.
Mantém teus hábitos positivos, porque os teus hábitos tornam-se nos teus valores.
Mantém teus valores positivos, porque os teus valores ... tornar-se-ão no teu destino."

Tu tens que ser o arauto de que um sonho precisa para ser realizado, de alguém que acredite que ele possa ser realizado, e todos nós acreditamos, todos nós temos que acreditar, que a vida tem que ser vivida com intensidade como ela se apresenta, numa atitude de grande sabedoria  e afirmação filosóficas perante as limitações, como pedra de segurança do belo que se desmoronou regado pelo sangue do mistério da vida.
Sei que tens envergadura para aceitar as contradições do destino, e sei também que dessas contradições te vais servir como lições de vida, porque um Moitense sabe o que é a criação a partir do zero ou quase, ou não tivesse a tua terra nascido de um mero esteiro á beirinha do tejo.
Zé Manel, tu és a referência como homem ousado, tostado e curtido ao sol do campo ou da praça, ao sol da valentia da generosidade e da amizade, ungido pelos braços sem temor contra a fadiga física e moral.
O teu Grupo precisa de ti, e tu vais estar presente com certeza, com a palavra certa a contrapôr aos gritos silenciosos consentidos (silenciosos ou não ), como patriarca de um clã que emana de uma raça antiga.

Força Zé Manel !!!

Um abraço do teu irmão

João Cortesão