MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Corrida do Centésimo Décimo Nono Aniversário do Campo Pequeno

Esta crónica foi elaborada de forma original em tertúlia por:
João Cortesão, César Pegado, Margarida Sommavielle e Jaime Serra Cortesão

A praça estava bem composta, com três quartos de casa fortes.
Os toiros alentejanos pertencentes à divisa de Passanha saíram bem apresentados e a cumprirem na generalidade com nota elevada.
João Moura – Saiu no primeiro toiro com o cavalo Xarope, ferro Paim no qual de forma um pouco atribulada deixou a ferragem comprida. Nas bandarilhas com o cavalo Sahon melhorou substancialmente o nível de lide culminando-a até em plano de éxito. A segunda lide começou praticamente com uma  aparatosa e violenta queda montado no Melinoz onde fica a ideia que o cavalo perdeu as mãos. Terminou depois de forma raçuda e em grande nível a sua actuação com o Merlin.
Joaquim Bastinhas – Depois de uma colocação exemplar da ferragem comprida montando o Taofino, pintou nos curtos qual Degas retratos toureio dentro do show habitual culminando como é seu apanágio com o mítico par de bandarilhas. No seu segundo toiro, recebeu de novo com acerto no Taofino, para depois ir buscar o Queimadouro começar com dois óptimos ferros a cesgo e a rodar por dentro, para depois finalizar com o Tivoli uma das suas melhores actuações este ano.
António R. Telles – Numa das suas melhores épocas, recebeu correndo de forma eximia o primeiro toiro com o Opium, para depois dentro do que é clássico estar razoável com o cavalo Santarém, mas não será esta montada mais útil para tourear em curto? Terminou a lide do seu primeiro, com o novo cavalo da casa o Veneno, em bom plano.
Para o segundo toiro saiu no Xairel com acerto, para depois ir buscar o craque da quadra o Rondeño, no qual bordou toureio pondo os ferros ao estribo e de alto a baixo como é raro ver-se.
Grupo de Forcados Amadores de Santarém, também eles próximos do centenário, abriram a actuação com uma pega de belo efeito por parte de João Brito de destacar ainda a oportuna entrada do rabejador David Romão, para o segundo toiro saltou a trincheira o experiente A. Grave de Jesus que estoicamente depois de uma primeira tentativa do qual saiu muito combalido consumou à segunda. Ao terceiro toiro depois de uma primeira tentativa por Luis Sepúlveda, pegou-o João Góis na sua primeira tentativa. Para o quarto da ordem arrancou uma grande pega o forcado A. Imaginário. O quinto foi pegado à segunda tentativa por J. Vaz Freire. O grupo de Santarém fechou à terceira tentativa por Ricardo Francisco sem grande brilhantismo, uma grande actuação.

Nota: De destacar a grande melhora na qualidade da transmissão da RTP que contrasta com o péssimo dos anos anteriores.