MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Porque estão a acontecer tantas quedas?


Moura, Tito Semedo, João Cerejo, Rouxinol, Pedro Salvador e etc. caíram no espaço de 15 dias.
É evidente que nesta altura da temporada, os cavalos como atletas que são andam nos limites. Corridas atrás de corridas, temperaturas altas, milhares de Kms sem descanso -_ não se deitando -, e muitas vezes os medicamentos anti inflamatórios ”?!” que lhes tiram sensibilidades, e porque não os casos em que cavalos operados a problemas de naviculares que lhes dessensibilizam as quartelas, reduzem as capacidades físicas e os reflexos.
Todos os anos acontece o mesmo por esta altura da época, e só se salvam os que têm quadras mais numerosas e delas sabem fazer a melhor gestão
Lembro-me de mais ou menos nesta altura de lesões graves com a do Jubileu de M. Jorge de Oliveira, do bacará de L. M. da Veiga, do Trinitá de Luc Jalabert e tantos outros.
A juntar ás limitações dos cavalos á a juntar as dos próprios cavaleiros, também eles muitas vezes nos limites físicos.
Com todo o exposto julgamos ter encontrado as razões para tanto “malho”.