MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

À Las 7 En Punto De La Mañana


A cama e o pincel
                               
O toureiro e o pincel

A cama e as coisas que com ela se relacionam, como dizia José Vilhena, constituem temas de elevada e apreciada plasticidade, tendo sempre ao longo do tempo merecido a atenção dos maiores artistas. Pode aliás dizer-se sem receio de exagerar, que a cama e o pincel ( quem diz pincel, diz lápis ou canetilha de tinta dachina) vivem em comunhão de sentimentos desde que o mundo aprendeu a deitar-se, e que, quase sempre, onde há uma cama logo aparece um pincel.
No toureio passa-se algo de semelhante. Onde há um toureiro há um pincel, para tanto basta ver os quadros antiquíssimos desta temática, alguns mesmo ainda dos primórdios da tauromaquia na Grécia.
Meus amigos, se estavam á espera de uma ordinarice pegada, desta vez estão enganados, porque ainda que o titulo possa levar a pensamentos retrocidos, eu mais não quero que fazer o paralelismo entre a arte tauromáquica e a pintura.
E esta… hein…