MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Figueira da Foz Corrida Tv

Com ¾ de casa lidaram-se toiros de “Manuel Coimbra” que saíram bem melhores do que os seus irmãos na Arruda, Caldas e Nazaré, embora com dificuldades que os toureiros tiveram que resolver.

Prémio para a melhor lide - Joaquim Bastinhas
Prémio para a  melhor pega - Tiago Fernandes
Começo pelos prémios porque cada vez sou mais contra esta moda, por pensar que a arte não é quantificável e pela certeza de que não são comparáveis conceitos distintos. Nas entregas de prémios há sempre gente a assobiar, o que se compreende, por haver gostos diferentes o que leva aqueles que gostam de um conceito a assobiarem conceitos contrários.
Para atenuar estas diferenças só há uma solução que se resume no pontuar os cavaleiros com vários itens como se faz na ginástica ou na patinagem artística, e depois, divulgar bem pelo público esse critério. Convenhamos que não era prático. Se fosse júri votaria assim: Prémio espectacularidade - Joaquim Bastinhas; Prémio Classicismo - José Manuel Duarte; Prémio Verdade - Luís Rouxinol
Já agora por falar em modas, perguntar não ofende. Quando é que se acaba com a parolice dos speaKers nas Corridas ??? Em Espanha não há disto e no nosso país só apareceu esta moda ridícula há pouco tempo…

Joaquim Bastinhas - Alegre como sempre e com dois sesgos de grande Nivel rematados por dentro.
Luís Rouxinol - Uma lide séria com pequenos precalços, rematada com um superior par a duas mãos.
José Manuel Duarte - Correcto do principio ao fim da lide. Melhor nos compridos que nos curtos.
Gonçalo Fernandes - Dificuldades em compreender o toiro e muita vontade.
Tomás Pinto - Está mais sério na linha de um toureio sério, sem perder o gancho que tem para o Público. Felizmente não ajoelhou o cavalo…
João Maria Branco - De tanto jogar nem tudo saiu perfeito. Deixou ambiente por passar a mensagem de valentia, procura da verdade, e de sentir toureiro. O Público assim o entendeu.
Forcados de Tomar e Académicos de Elvas resolveram os problemas. De forma mais Organizada os de Elvas. Justíssimo o prémio para Tiago Fernandes