MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Apresentação do livro "Estórias de uma temporada" de Leonor Barradas, por Marco Gomes


A sensibilidade de Lenor Barradas nas Estórias de


uma Temporada

A aficionada Leonor Barradas deu corpo as crónicas da temporada do cavaleiro João Moura Caetano em forma de livro. Recentemente editado, o livro intitulado “Estórias de uma Temporada”, retrata o que foi a temporada de 2011 do cavaleiro João Moura Caetano, que muitos consideram como triunfador da temporada. Uma certeza é inequívoca, é que está foi a melhor temporada do cavaleiro monfortense, uma temporada de afirmação e conquista.
Neste livro Leonor Barradas inicia-se falando em Calamonte a 20 de Março e é por terras de Goya que termina com essa magnifica actuação de Talavera de La Reina e consequente saída pela porta grande.
A sensibilidade da jovem escritora, consegue embeber o leitor com muita facilidade, numa escrita fácil, mas rica de conteúdo com muitas referências a escritores portugueses desde Fernando Pessoa, António aleixo, Almeida Garret, Miguel Torga, Teresa Salgueiro, entre outros. É sem dúvida um retrato fiel do que foi uma temporada de oiro para Caetano.
Leonor Barradas é uma alentejana com origens na nobre vila de Monsaraz, escreve poesia desde muito jovem, e também de tenra idade se interessou pela literatura portuguesa. Na sua escrita reflecte a sua formação académica (Licenciada em Educadora de Infância e em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Portugueses) e isso confere um carácter impar.
A Leonor Barradas teve a sorte de se cruzar na sua vida com outro grande aficionado, Sérgio Batista, ele que é de todos o melhor moço de espadas da actualidade. Sérgio é uma segurança para qualquer cavaleiro que conte com os seus serviços, seguro, responsável, cortez e leal (palavra vã no mundo tauromáquico para alguns).
Aqui fica o registo para todos os que gostam de aprender, “Estórias de uma Temporada” ensina a degustar a tauromaquia de uma forma diferente.