MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Paulo Caetano

Toureio e senhorio

Não podia neste périplo que estou a fazer pelos destaques da temporada deixar passar sem falar de Paulo Caetano.
Paulo toureou uma corrida na temporada 2011 – embora tenha sido convidado para outras datas importantes - mas deixou constância do que é ser toureiro e cavaleiro.
Na sua actuação, a mão direita não foi ás rédeas, os seus cavalos não deram uma bicada, a monte foi suave e aceite naturalmente pelas montadas, o desenho eleito para as sortes foi clássico, a lide foi a exigida sem mais nem menos, em todos os momentos das  sorte e nos remates das mesmas planou a tranquilidade traduzida em “temple”,  o contacto com o público foi uma perfeita demonstração do respeito que este lhe merece, os cavalos tinham o seu ferro e foram por ele postos, e a boa equitação esteve presente em cada momento.
Com estas manifestações de toureria e talento, convive um natural saber andar.
À parte do que disse, há que juntar: O ganadero escrupuloso, o criador de cavalos entendido, o treinador de sua filha que a tem levado a resultados nacionais e internacionais notáveis a todos os títulos, e a subalternização da sua carreira em prol do filho com resultados visiveis como se verificou esta épocaque, e porque assim, torna-se notado porque distinguido, em Espanha, ao ponto da revista trimestral “Cuadernos de Tauromaquia” lhe dedicar uma reportagem notável.
Também há que fazer referência ao homem e aos seus deveres de cidadania, que o levaram a candidatar-se a deputado, num momento difícil para o País e para a “Festa”, ele que não necessita nem de benesses nem de prestigio.
Aqui está alguém, que tudo faz por paixão, que derrama cultura taurina e hípica, e se serve da ciência para criar toiros e cavalos. Porém, a sua vida  extravasa esses mundos restritos para mergulhar nos saberes da história que alimentam as almas num tempo em que a incultura está instalada.
Paulo é um exemplo, de que para além dum toureiro, dum cavaleiro e de um óptimo criador de cavalos e toiros, há mais mundo, e por isso nas suas poucas aparições em público, deixa o aroma da dignidade estável de um homem inteiro.