MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Nota de esclarecimento assinada por Carlos Sequeira, forcado mais antigo do grupo de Évora, em que ataca João Patinhas cabo fundador do grupo

"sortesdegaiola publica esta nota de esclarecimento pública, como publicará tudo o que nos chegar, que diga respeito á crise no grupo de`´Evora.

 Nota de esclarecimento
Não era minha intenção tornar pública a minha opinião sobre o que se passa no meu grupo, Grupo de Forcados Amadores de Évora, mas depois de ler tanta asneira e falta de verdade não me consigo conter.
Fardei-me pela 1ª vez no dia 10 de Abril de 1993, em Serpa. Há muitos anos que sou o elemento mais velho no activo, e no activo pretendo continuar por mais algum tempo (não muito). Escrevo esta nota de esclarecimento por iniciativa própria, os restantes visados só terão conhecimento da mesma quando lhe passarem os olhos por cima! Isto para que fique claro que, ao contrário de outros, não sou nenhuma marioneta que escreve sob encomenda de quem quer que seja!!!
Aos mais antigos do meu Grupo devo-lhes uma palavra de tranquilidade, o Grupo de Évora continua e continuará a ser Grupo de Évora. Não houve nem haverá golpes de estado. O que aconteceu, e que fique bem claro, foi uma reunião de todos os elementos no activo do Grupo, com o respectivo cabo, na qual foi debatida a continuidade do mesmo como cabo. As razões que levaram a essa reunião e à postura dos elementos do grupo apenas ao grupo dizem respeito!!! Nessa reunião falaram todos os forcados um a um, do mais velho ao mais novo, como manda a tradição. No final foi tomada uma posição, que não foi fácil de tomar nem foi tomada de ânimo leve: mas acreditamos que foi tomada para o melhor do grupo! Assim é a vida!!! Há decisões que se têm de tomadas, doa a quem doer!!!
É totalmente falso que o João Pedro Oliveira tenha tomado posição ou iniciativa sobre o que quer que fosse. Do mesmo modo, o João Pedro Rosado e antigos elementos do grupo, não tiveram qualquer atitude que os pudesse envolver como causadores da situação de mudança de cabo do Grupo de Forcados Amadores de Évora. A decisão deveu-se única e exclusivamente a questões internas do grupo, que determinaram uma tomada de posição perante uma situação que se estava a tornar insustentável.
Depois dessa reunião de activos elementos do Grupo, uma comitiva de elementos mais velhos marcou uma reunião com os antigos cabos para lhes dar conhecimento sobre a ocorrência da reunião e o seu conteúdo… E claro saber as suas opiniões!!!
Dos três antigos cabos convidados, só um, o Sr. João Patinhas não esteve disponível para que o puséssemos ao corrente da situação.
Pois é senhor João P. (Patinhas), foi o senhor que fundou o grupo em 1963 isso é verdade! Estou certo que se não fosse o senhor outro o faria…
Mas diga-se, a bem da verdade, que o fundou e que também o “afundou”!!! Ou já nos esquecemos em que estado o João Pedro Oliveira pegou no grupo?!? E mais, o Sr. não lhe passou a chefia do grupo… o que na realidade aconteceu foi que, para surpresa sua, quando num jantar anunciava o fim do Grupo de Évora, um elemento, João Pedro Oliveira, levantou-se e assumiu a sua liderança. Esse Homem, que deu tudo o que tinha e o que não tinha pelo grupo, foi quem colocou o Grupo de Évora onde ele está hoje!!! Admira-me que agora o senhor tenha a “lata” de lhe vir chamar nomes na comunicação social e de tentar denegrir a sua reputação!!!
A sua atitude desde que soube da nossa decisão de substituir o cabo tem sido perfeitamente desconcertante, inadequada e inadmissível! Ou porque é que acha que os aplausos lhe faltaram no final do seu discurso em Elvas!?
Quanto à “Lealdade” de que tanto fala… tenho presente na minha memória uma corrida em Beja, em que saí eu a cabo por ser impossível a presença do João Pedro Rosado, e onde o Sr. se dirigiu a mim no final da corrida para me dizer textualmente que tínhamos de correr com o cabo e que assumiria eu a liderança do grupo. Recorda-se??? Oh Sr. João… é a isto que se refere quando fala em lealdade???
Sabe Sr. João, eu e todos os restantes elementos (leia-se actuais) já fomos acusados mil e uma vez de sermos desleais!?! Mas não tenha dúvidas de que somos leais, e muito, mas ao nosso grupo!!! E quando o grupo achar que algo está mal, será ele a corrigir o seu próprio rumo. As decisões que tomarmos em conjunto são e serão sempre para o bem do nosso Grupo, pois são elas que nos mantém unidos e “vivos”.
Se não o conhecesse há tanto tempo poderia acreditar que a culpa das suas palavras e atitudes se poderiam dever a alguma ponta de arteriosclerose ou esquizofrenia, mas não, o Sr. é e sempre será assim!!!
Aos restantes elementos, antigos e actuais, peço tranquilidade e contenção. A decisão do grupo está tomada e é irreversível! Temos de nos concentrar na próxima corrida e nos próximos toiros.
Até lá!!!
Um abraço,
                       Carlos Sequeira Guerreiro
Nota: Os sublinhados estão no texto do Sr. Carlos Sequeira