MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 30 de outubro de 2011

O problema da morte dos cavalos

Dicas que podem ajudar a compreender

Situação passada há cerca de 20 anos na Esc. Prát. de Cavalaria



Ficámos a saber que há mais ou menos 20 anos ocorreu um incêndio nas cavalariças da EPC em Santarém. Os cavalos foram libertados a tempo e os bombeiros intervieram mulhando a casa da ração e o palheiro que era contiguo. Dias depois cerca de 30 cavalos dos que comeram dessa ração e dessa palha, começaram a ficar prostrados com sintomatologia de intoxicação.
Os responsáveis faziam análises diárias e verificaram que se tratava de uma intoxicação Hepática provocada pelas ditas "aflotoxinas". Ministraram-lhe então muito soro nas veias e proctetores hepáticos, usando como testemunas os menos infectados, tendo morrido só 4 num universo de mais ou menos 30.
Pode-se concluir que o facto da ração estar mais ou menos exposta ao calor e á humidade, pode ser um factor a influenciar no aparecimento de "Aflotoxinas", mas há outras razões possiveis.
No Entanto só as análises podem conduzir a resultados seguros.