MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011




Francisco Cortes

Uma época em crescendo

Aqui está um toureiro que não se percebe porque não toureia mais.
Francisco Cortes monta bem a cavalo, sabe tourear, tem empatia com o público, então porque não toureia mais? Esta é uma dúvida que me assalta há vários anos, e para a qual nunca encontrei resposta, e deixa-me tanto mais intrigado quanto mais vejo alguns com muito menos valor a tourearem mais e até muito mais corridas.
Nesta temporada vi-o várias vezes em praça, comecei logo em Alpalhão no domingo de Páscoa, e tirando ás vezes um certo entusiasmo próprio de quem tem poucas oportunidades para se mostrar, sempre o vi com modos toureiros, e com toda a dignidade.
Os cavalos que apresentou são de qualidade, e o de ferro Paim que sacou de bandarilhas é extraordinário porque tem tudo, força, elasticidade, sentido toureiro e aparato, aparato esse que ninguém ensina, os cavalos ou o têm ou não.
Tenho esperança de ver o Francisco no lugar que merece e lhe é devido.

Aviso: Amanhã, Paulo Caetano