MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A gala equestre do dia 5 de Novembro no Campo Pequeno, vai ser um espectáculo único.
Estes são os mestre das três escolas.

Dr. Filipe Figueiredo (Graciosa)

Ignácio Rambla
Coronel Jean Michel Faure
E este é o programa:

GALA DAS 3 ESCOLAS
CAMPO PEQUENO – 5 DE NOVEMBRO DE 2011
1º NÚMERO
Abertura: Apresentação
O Coronel Jean Michel Faure, Ecuyer en Chef do Cadre Noir de Saumur, D. Inácio Rambla da Real Escola Andaluza de Arte Equestre, o Dr. Filipe Graciosa Director e Mestre Picador Chefe da Escola Portuguesa de Arte Equestre e os Picadores das três Escolas reunidas apresentam esta grande Gala.
Esta soirée equestre constitui um evento excepcional de encontro entre as Escolas Francesa, Espanhola e Portuguesa decorrerá sob o signo da amizade e da partilha de culturas e tradições.
2º NÚMERO
Pas de Trois: Saumur, Jerez e Lisboa
Os cavalos e os uniformes são diferentes mas a equitação portuguesa, francesa ou espanhola é a mesma … assim dizia Mestre Nuno Oliveira: “A Equitação de Expressão Latina é caracterizada pela ligeireza e a graça de um cavalo perfeitamente descontraído, dando a impressão de se apresentar sozinho, sem as ajudas do seu cavaleiro.”
Um Selle Français, um Andaluz e um Lusitano são apresentados num “Pas de Trois” de equitação académica.
3º NÚMERO
Ritmo Andaluz
Cavalos de pura raça espanhola capazes de realizar não somente os exercícios de Doma Vaquera mas igualmente exercícios de Alta Escola ao mais alto nível.
4º NÚMERO
Obstáculos em Rédeas Longas
Mais precisas que a guia, as rédeas longas permitem variar o trabalho do cavalo e são uma ajuda para o seu ensino. Empregues nos obstáculos sem o peso do cavaleiro, permitem melhorar o estilo e a fraqueza do cavalo.
5º NÚMERO
Real Picaria de Lisboa
Sob as ordens de D. Pedro de Alcântara, Marquez de Marialva no século XVIII, os Mestres e Picadores executavam os trabalhos à vara e montados mobilizando e flexionando os seus cavalos em rotações, piruetas, exercícios em duas pistas e trabalhos de concentração recorrendo também ao uso do estrado de madeira para ouvir e melhorar o ritmo e cedência do piaffer e terra a terra.
6º NÚMERO
Ares Altos à mão: “Pilões Fixos” e “Pilões Móveis”
Codificados desde o século XVIII, os Ares Altos e Saltos de Escola tradicionais são ainda hoje praticados pelos Picadores destas três Escolas, começando por ser ensinados à mão: Pousadas, Levadas, Balotadas e Corvetas.
Da concentração do Piaffer nascem os exercícios da antiga equitação como os referidos Saltos de Escola.
Os Mestres Antigos utilizavam o trabalho nos pilões fixos para reforçar a concentração dos seus cavalos.
Para concentrar os cavalos e melhorar a posição em sela e o assiete dos cavaleiros, os Mestres Picadores do Cadre Noir de Saumur antes de amarrarem os cavalos aos pilões fixos, substituem-nos por dois Picadores que se deslocam lentamente.
7º NÚMERO
O grupo de 60 éguas fautis da Real Coudelaria de Alter constitui “um verdadeiro momento Zootécnico”.
Há precisamente 263 anos, El-Rei D. João V realiza um dos seus sonhos e cria a Coudelaria de Alter porque nessa época os cavalos dessa região eram considerados os melhores do país. Os poldros são desmamados em Outubro sendo recriados como no século XVIII no Mouchão do Salgueiral, à sombra de seculares salgueiros no Concelho da Azambuja, ingressando nas Cavalariças da Escola passadas 3 Primaveras.
O decano e reformado “Jacaré”, montada do Dr. Filipe Graciosa durante 18 anos e que tem 10 filhos a trabalhar na EPAE e um Campeão do Mundo de Atrelagem, vem aqui hoje receber uma justa homenagem acompanhado dos três filhos mais novos.
8º NÚMERO
Rubi, cavalo Alter Real da EPAE, montado por Gonçalo Carvalho, apresenta um Solo de Dressage de nível Grande Prémio.
Foi o melhor conjunto da última década em Portugal. Participou nos Jogos Equestres Mundiais em Kentuky em 2010, foi Campeão de Portugal em 2010, participou no Campeonato da Europa de 2011 em Roterdão. Está em apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e acabou de ganhar, no passado mês de Outubro, o CDI *** de Biarritz.
9º NÚMERO
Na Levada o cavalo flectindo graciosamente os membros, permanece uns momentos na atitude que se vê em tantas estátuas equestres.
Corveta: é o salto sobre os posteriores, a partir da atitude de Levada. Na Courbette do Cadre Noir o cavalo eleva-se com grande verticalidade mantendo-se estático com os anteriores flectidos.
A Capriola é o Salto de Escola mais difícil e mais perfeito.
Depois de se concentrar no Piaffer, passando pela atitude de Levada o cavalo, elevando-se no ar, distende energicamente os posteriores planando um momento na atitude do cavalo alado “Pegaso”.
10º NÚMERO
Neste número surpreendente três cavalos deixam-se conduzir pelos Cavaleiros a pé, executando em Rédeas Longas os diversos exercícios de Alta Escola, Ladeares, Passage, Piaffer, Passo Espanhol e, no final, a Levada entre os pilões.
11º NÚMERO
Na Belle Epoque em Saumur, os Picadores seguindo a sua imaginação, lançavam-se muitas vezes em desafios.
O salto da mesa é sem dúvida o exemplo mais conhecido, mas existem outros desafios que os Picadores realizavam com mais audácia e destreza. Saltar uma mesa onde os Picadores Franceses, Espanhóis e Portugueses estão reunidos de copo de champanhe na mão … é um exercício seguramente original! E saltar uma cadeira? Agora uma dupla de cadeiras … e três cadeiras seguidas? Melhor.
Mas se imaginarmos, é ainda mais audacioso saltar um simples poste na vertical que, quando o cavalo se aproxima, desaparece do seu campo de visão. O exercício requer extrema confiança e perfeita harmonia entre o Cavaleiro e o seu cavalo.
Audácia, humor e cortesia dentro dum ambiente festivo, tudo isto é espírito de cavalos perpetuado em Saumur há gerações! O culto da tradição não exclui amor ao progresso, o Picador e o seu cavalo podem demonstrá-lo para nosso prazer.
12º NÚMERO
Um Ecuyer do Cadre Noir apresenta-nos um Solo nos três andamentos.
13º NÚMERO
Carrossel da Escola Portuguesa de Arte Equestre
Espectáculo nacional português por excelência cultivado por soberanos e aristocratas a tauromaquia sempre foi muito popular e permitiu aos Cavaleiros Portugueses manter – além de um gosto artístico e refinado – o mesmo tipo de cavalo, a mesma equitação, os mesmos trajes e selas que se utilizavam no Picadeiro Real de Lisboa.
Conduzido pelo Dr. Filipe Graciosa, eis o Carrossel da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
14º NÚMERO
Grande final
Sob o signo da amizade e da partilha de culturas, os Picadores do Cadre Noir de Saumur, da Real Escola Andaluza e da Escola Portuguesa de Arte Equestre evocam as tradições equestres.