MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Intoxicação dos cavalos num texto da Lusa


Morreram dois cavalos à cavaleira Joana Andrade - outros três animais estão em estado muito grave, e morreu outro de Jorge de Almeida, por causa de uma intoxicação",  publicou a TVI esta noite no seu Site, um texto da agência Lusa que reproduzimos de seguida, e que foi noticia no telejornal daquela estação televisiva, ontem ás 20h e hoje ás 8 da manhã.



Dois cavalos morreram e três estão em estado «grave», desde domingo, por alegada intoxicação alimentar provocada pelo uso de uma ração, disse à agência Lusa a cavaleira Joana Andrade proprietária dos animais.
«Os cavalos foram vitimas de uma intoxicação alimentar e, de repente, ficaram completamente débeis. Já morreram dois e três estão em estado muito grave», disse.
«Não podemos dar a certeza, porque ainda não chegaram as análises à ração, mas possivelmente foi da ração. Os animais não comeram mais nada no domingo, dia em que tudo começou», explicou.
De acordo com Joana Andrade, o que se está a passar na sua quadra de cavalos, sedeada em Redondo (Évora), não é um caso isolado no seio dos produtores desta raça, uma vez que, na segunda-feira, morreu em Almeirim (Santarém) um outro cavalo pertencente ao seu colega de profissão Jorge de Almeida, com «os mesmos sintomas».
A toureira adiantou ainda que uma outra montada, pertencente a um cavaleiro que pratica a modalidade de Equitação do Trabalho e Dressage, residente na Golegã (Santarém), apresenta também os mesmos sintomas. «A ração que todos estes cavalos afetados comeram é do mesmo tipo, da mesma fábrica e do mesmo lote», acrescentou.
Joana Andrade adiantou que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já esteve em sua casa e na do colega Jorge de Almeida a «recolher análises», tendo esta entidade ficado na posse das restantes sacas de ração que a toureira guardava através da «execução de uma providência cautelar».
Joana Andrade recordou ainda que as análises feitas aos seus cavalos nos últimos dias apresentaram níveis de sangue «alterados» e que os veterinários suspeitam que se possa tratar de uma «monensima sódica», devido aos sintomas que apresentam.
Entretanto, um dos cavalos de Joana Andrade foi autopsiado no Redondo, na herdade onde vive, tendo sido observado que o fígado e os rins do animal apresentavam «muitos danos». Já o cadáver do cavalo que morreu na última madrugada será enviado quinta-feira para o Instituto Nacional de Medicina Veterinária, em Lisboa, para ser autopsiado.