MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

De Manuel Lamas de Mendonça recebemos esta carta a propósito do magnifico escrito de José Manuel Pires da Costa dedicado a Padilla:





O pirata pinturero é artista. Lembra-me o que escreveu o adamado-Senhor-poeta que foi o “tio” (do coração, que não dessas pseudo benzices da plebe urbana) Pedro Homem de Mello, sobre um tio trisavô meu, grande jogador de pau, e bailador de romarias entre Afife e Carreço, de seu nome Domingos Ennes:
…e havia um cristal no vento, e havia um cristal no ar, quando aquele fandangueiro se desatava a bailar.
Assim estamos nós com o sacripanta do pirata Zé Manel.
Umas vezes sombrio, outras bandarilheiro brusco, decididamente mais Falla do que Concerto de Aranjuéz, é rapinante ou mãos largas, consoante a sezão. E equilibra-se no fio da navalha entre o insolente e o respeito medido entre os iguais, que sinta.
Cuspidor de picardias para a plebe dos coisinhos assim assim, que formam a geral e a barreira paga, o malandro tem nariz de perdigueiro, ânimo de cavalo de éguas e um ondear das ancas do entender callé.
Raiz da mãe que o pôs: nunca sabia se me apetecia mais ir-lhe ás ventas ou dar-lhe um abraço de cerdas contra cerdas. Há anos que me decidi pelo abraço. Fiz bem. Leva melhor do que eu a carta a Padilha.
M. Lamas de Mendonça