MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Garraiada Grupo de Lisboa

Foi uma tarde e uma noite, enfim uma jornada, daquelas que ficam na memória de quem lá esteve.
A organização coordenada pelo Ernesto Marujo foi  perfeita, nada falhou.
Os toureiros anunciados foram-se fardando na Herdade das Almergias dos Herdeiros do meu querido amigo Simão Malta, onde o Simão (neto) recebeu com a natural bonomia que herdou de berço.
Para dirigir a corrida estava o Zé Augusto Batista , com um chapelinho de testo que parecia ter sido herdado do saudoso Pedro Gorjão .
A autoridade era representada pelo Rijo, vestido á maneira de tenente da guarda Republicana.
As forcadas capitaneadas por Madalena Gomes acusavam a resposabilidade, enquanto os cavaleiros aqueciam os cavalos e o picador aquecia o burro com a ajuda do melhor monosábio chinês da actualidade.


Os velhos Zé Pedro Faro e Zé Maldonado, mandavam bocas de incitamento, algumas bem foleiras diga-se de passagem

 
 A Cavalo:
Francisco  MIRA : Hesitante nos compridos esteve enorme nos curtos, terminando com um violino deveras extraordinário.
Patrício: Esteve uns furos abaixo do Mira, mas Deus tudo o que tinha. Foi agarrado algumas vezes, mas valha a verdade que já vi profissionais levarem mais toques.

Nota. Nenhum dos Cavaleiros se destribou


Toureio Apeado :

Ramalhinho: Não esteve bem nem mal, esteve de cabeça. Deu tudo o que tinha e a quadrilha esteve enorme, mas desaproveitou esta grande oportunidade.
Gonçalo Gomes . Com modos toureiros deixou boO grupo das gerações foi o Máximo. Aquele desplante de joelhos , levou o público ao delírio, porém, eu pessoalmente acho que de joelhos só deve ser para rezar ou para… mamar.
João Lucas : Esteve artista, e para isso muito contribuiu a figura elegante, a barba e a nobreza da vaca.  Tem futuro!!!
Forcados : O grupo feminino brilhou a grande altura. Não podendo deixar de destacar a Madalena Gomes de caras e de Cernelha e a Fátima Marujo nas primeiras e a rabejar.

O grupo das gerações foi o Máximo. Os putos têm aficcion ás carradas.
Na brega : Salientaram-se todos, mas os melhores momentos foram dos Galambas (pai e filho) , do Nuno Batista e da Carmen Rodriguez.
O picador e o monósabio ( o melhor monosábio cines da actualidade) viveram momentos de sério apuro como se comprova pelas fotos, mas nunca viraram a cara. 



Dirigiu com invulgar competência o Sr. José Augusto Batista

NOTA: estas fotos foram tiradas por mim com um máquina de 47 euros e não foram roubadas de nenhum Site.