MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HOMENAGEM A JOSÉ BARAHONA NÚNCIO NO DIA 30, EM ÉVORA

 
Se há homenagens que se impunham há muito tempo, esta que se vai prestar a José Barahona Nuncio em Évora dia 30 é uma delas, certamente.
 José Nuncio, além da formação académica (eng. Agrónomo) foi um grande vulto da cultura e da arte Portuguesa, porque não foi só o cavaleiro exímio - foi dos primeiros a fazer piruetas na cara dos toiros no0 cavalo Zamorim, mas das boas, porque perfeitas… - mas foi igualmente o pintor, o escultor e o belíssimo interprete de guitarra Portuguesa que já depois do acidente ensinou ao seu filho, além dos escritos descritivos de estórias de vivencias que manteve em correspondência com amigos, e a poesia que trocava igualmente em cartas com o seu particular amigo Sr. Isidoro”.
Não há artista tão completo no mundo do toiro, com valor tão forte culturalmente, num país onde a cultura só é valorizada quando se pertence a determinados grupos.
Á parte de tudo isto, há a dimensão humana do homem que deliciava os amigos como contador de estórias, e que sobretudo deu uma enorme lição de vida na forma como reagiu ao infortúnio.
Esta homenagem impunha-se, e os aficionados e amigos irão testemunhar com a sua presença a justeza desta iniciativa.