Bernardo Patinhas, licenciado em Direito é natural de Évora onde exerce a sua actividade e é filho do Cabo Fundador do Grupo da Sua terra do qual também foi cabo. Pegou nas principais praças Portuguesas, pegou em Espanha e França.
|
Grupo de Évora - Toiro vitorino |
Pegou nos Amadores de Évora 14 anos, sendo cabo nos últimos 4.
Grupo de Lisboa |
Pegou no GFAL nos últimos 4 anos da sua carreira de Forcado.
Las Vegas - Grp Mazaltecos.. |
México - Grp dos Mexicanos |
Do seu curriculum como forcado consta ainda outra ida a Mexico na qual se fardou pelo grupo dos Forcados Mexicanos e ainda outra á Venezuela onde com Francisco Mira se fardaram pelos Académicos de Elvas.
Homem culto e trato afável é senhor duma afición desmedida...
Com J. Cortesao numa Festa Campera |
SG - Bernardo Patinhas, que é feito de si ???
BP - Tenho andado a repartir o tempo entre a minha profissão, advocacia e assessoria jurídica e as minhas paixões, tauromaquia e escrita taurina, que o Novo Burladero e Tauronews me deram o privilégio de poder fazer. Depois tento viajar o mais possível e desfrutar das amizades.
SG - Que pensas do momento actual da Festa ???
BP - A Tauromaquia atravessa um momento antagónico e fulcral, em que é absolutamente vital aficionar e manter aficion, recaindo sobre os intervenientes a responsabilidade de proporcionar bons espetáculos. O toureio está cada vez apurado, as ganadarias absolutamente selecionadas para um toureio perfeito, por vezes até pecando pela previsibilidade, e no nosso caso nacional, os grupos de forcados mais comprometidos com a atividade e responsáveis nesse aspeto. Há também mais público e público mais jovem, logo um ónus de o manter e aumentar ainda se possível ,e aí reside a maior contra-ofensiva aos verdugos da Festa,
SG - O que não fizeste e gostavas de ter feito ???
BP - Sou feliz e agradecido com o tive oportunidade e capacidade de fazer, gostaria de ter pegado um touro na Praça México.