MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Que é feito de si - Antonio Cortesão ...


















António Cortesão foi forcado do grupo dos Académicos de Coimbra onde pegou pela 1ª vez um novilho na garraiada da Queima com 14 anos,
Depois pegou vários anos no grupo AP. Moita onde pegou pela 1ª vez na feira do toiro e ao som da banda de Sevilha do maestro Terrero.
Pegou 5 anos no Grp de Lisboa e terminou a carreira de forcado como Cabo dos Acad. de Coimbra, levando este grupo pela 1ª vez a Espanha.
Desportivamente foi Campeão de boxe  e Internacional de Rugby aos 15 anos.






Fez o curso de Ranger, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, e frequentou o mestrado em Direito Marítimo em Roterdão - Holanda - tendo sido depois convidado pela Universidade para ir a Singapura participar num congresso da especialidade.


Frequentou e terminou o curso de nadador salvador exercendo essa actividade durante 2 anos na F. da Foz.



JC - António, que é feito de si ???

AC - Há mais de 2 anos que trabalho em Madrid numa empresa de transportes marítimos. Tirando o trabalho vou ao ginásio, almoço e janto com amigos ao fim de semana e sempre que posso vejo corridas aqui em Las Ventas ou aqui nos arredores.

JC - Que pensa do momento actual da tauromaquia ???

AC - Penso com optimismo. Esta moda do antitaurinismo vai passar. Em primeiro lugar porque há cada vez mais jovens a aderir á tauromaquia e sobretudo porque as tradições não acabam por decreto.

JC - Quais foram os momentos mais marcantes da sua carreira ???

AC - Foi o primeiro toiro grande que peguei com 15 anos na Figueira pelo Ap. Moita, foi a 1ª ajuda que dei pelo Grp de Lisboa no México abrindo a corrida e foi o último toiro que peguei pelos Académicos em Castellar.

México - GFAL
Cuellar - Ultima pega


AP Moita - Ajudando Nuno Mata
JC - Como forcado teve alguma coisa que não fez e gostava de ter feito ???

AC - Não !!! Sinto-me realizado. Peguei todos os toiros que me deram, nunca me neguei a nada, dobrei companheiros no AP Moita e no GFAL, nunca faltei a um treino nem a uma corrida, criei amizades sólidas para a vida, por onde passei e guardo a maior estima, admiração e amizade pelos meus cabos - José Portela, Hélder Queirós, Tiago Ribeiro e Pedro Maria Gomes...