MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Que é feito de si - Francisco Zenkl...

Resultado de imagem para francisco zenkl

Francisco Zenkl foi um cavaleiro que conheci desde o dia em que nasceu e que acompanhei desde a sua apresentação em público. Posso afirmar sem sombras de dúvidas que como amador teve um percurso deveras prometedor, que o destino cerceou com o passamento do Senhor seu Pai o meu especial amigo Gustavo. 

Resultado de imagem para francisco zenkl

Tal como seu pai foi forcado do Grupo do Ribatejo, também o Francisco foi forcado do grupo de Montemor.
Como aficionado entendido é tido como um aficionado exigente...

Resultado de imagem para francisco zenkl

SG - Que é feito de si ???

FZ - Olhe João, vou-me entretendo com uns cavalinhos, tratando das minhas coisas.


SG - Que pensa do momento actual da Festa ???

FZ - Penso que o público está a ir mais aos toiros, o que é bom para a festa. Quanto ao que se passa em praça já não tenho uma opinião tão positiva, as regras do toureio a cavalo tem sido deturpadas! Não temos ninguém neste momento que esgote praças, que arraste público, o público tem aderido mas as maiores enchentes são em datas certas e o público ia na mesma independentemente de tourear A ou B. A minha vontade de ir aos toiros muitas vezes é pouca e chego a ficar em casa com corridas muito perto porque já não tenho pachorra, e isso preocupa-me. Continuo a ir a muitas ( cerca de 25 ) por ano, mas até há meia dúzia de anos atrás se calhar via 70, era impensável ficar em casa havendo uma corrida onde quer que fosse. Vi coisas extraordinárias, os que atingiram o patamar de figuras com força, o João Moura, Paulo Caetano, António Telles, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, o Salgueiro, que foram os que considero as maiores figuras que vi ( dos portugueses, claro). O Moura ainda vai dando lições, nunca me vou esquecer do que vi no ano passado em Elvas na homenagem ao Joaquim Bastinhas, a lide do João Moura talvez fosse a lide que mais me encheu as medidas nos últimos 10 anos. A classe e o bom toureiro que é o Antonio Telles que hoje em dia é o mais regular dos mais velhos. O Salgueiro com a égua e o fuzileiro! O Salvador com o importante! O Pablo com o Cagancho, o Chicuelo, o Labrit e tantos outros (quando ainda trajava campero)! Um que apareceu a apertar e que mexeu muito com isto foi o Rui Fernandes, para mim o último que deu um abanão nisto mas que para mim foi essa a sua melhor altura. Agora é o Diego Ventura que julgo andar por cima! Mas vejo coisas que acontecem em praça que antigamente eram inadmissíveis e que agora é normal! Às vezes ponho-me a pensar que já não tenho 20 nem 25 anos, e tento-me por na pele de um adicionado de 20 ou 25 anos e interrogo-me, o que foi o melhor que ele viu? Depois dos exemplos que enumerei atrás que foi o melhor que eu vi e foi tudo há 15 ou 20 anos, o que viu um aficionado jovem? Por exemplo, o que viu ele de um Rui Salvador? Que competições acesas viu um aficionado de 20 anos? 

SG -O que não fez e gostava de ter feito ???

FZ - Para não me alongar mais, há muita coisa que gostava de ter feito mas a coisa que mais gostava era de ter tido era a companhia do meu pai pelo menos mais 20 ou 30 anos do que tive. De certeza que teria feito muita diferença na minha vida.