MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Que é feito de si - Joao Mantas...

João Mantas, foi aquilo que na gíria da forcadagem sempre se designou por Forcadão 



Durante anos a fio, sempre fiel ao Grupo de Montemor, pegou sempre dos toiros mais difíceis das corridas, plasmando dentro e fora da praça a sua discrição invulgar.
Tal era a admiração que sempre tive por ele, que na única vez que o vi menos bem - um dia em Vila Franca, embora tivesse pegado o toiro -, titulei assim a crónica dessa corrida : " Já posso dizer que um dia vi o Mantas menos bem.."
São poucos os aficionados, muito poucos mesmo, que podem dizer o que eu disse.


A regularidade deste homem na cara dos toiros, a sua valentia e a sua raça, ficarão para sempre na memória de quem o viu... 


SG - Que é feito de si João Mantas ???

JM - Trabalho como comercial numa empresa e vou a corridas em Portugal quase sempre quando pega o Grupo de Montemor e vou também sempre que posso a corridas a espanha.

SG - O que pensa do actual momento da Festa???

JM - Penso que há bons matadores e bons cavaleiros e para todos os gostos. Quanto a Forcados, penso que os grupos mais antigos mantém o seu nível dando nobreza á arte de pegar toiros...

SG - O que não fez e gostava de ter feito ???

JN - Gostava de ter conseguido pegar o toiro da minha despedida...