MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

António Ribeiro Telles, parabéns.


Parabéns - um pouco atrasados -, meu caro amigo por ter passado no dia 21 mais um ano sobre o dia da tua Alternativa que ficará na história entre outras coisas, pela actuação soberba do senhor teu pai, no “Libanez” (ferro Domecq).
Desde amador quando toureavas com a “Calhandra” com o ferro do teu pai  e com o “Manolete” (ferro Veiga) em que partias para o toiro em passagens de mão a tempo, logo se percebeu que estávamos na presença de um ginete de eleição e qual a linha de toureio que perfilhavas.
O tempo passou, e sem nunca abdicares do classicismo, tiveste incursões pontuais noutras sortes de valor acrescido, que demonstraram que se quisesses poderias diversificar rumo a uma maior espectacularidade.
A sorte “á morte”, que executavas com o cavalo “Ribatejo” (ferro Barahona), em piruetas sucessivas junto ás tábuas enquanto esperavas o toiro que caminhava para ti ainda no 1º estado, para depois partires á tira quando este se encontrava a poucos metros, tinha emoção e espectáculo.
Bandarilhar a duas mãos a quiebro como fizeste várias vezes no “Palhaço” (ferro Barahona) foram outros momentos inesquecíveis.
Principalmente com o “Viti” (ferro Rio Frio), com o “Espadanal” (ferro Coimbra),  com o Gabarito e também com outros, representaste recitais de toureio clássico.
Por tudo isto e muito mais, um grande obrigado, do teu amigo que é teu admirador desde que começaste a tourear.

João Cortesão