MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Homenagem ao cavalo “Distinto”


Morreu uma figura.
O “Distinto” ferro Francisco Pereira, fez coisas que ficarão na memória de todos os que são apaixonados pelos cavalos de toureio e teve a sorte de Diego Ventura se acoplar a ele, formando os dois um binómio de arte com emoção desmedida. A coragem do “Distinto” ficará na memória de todos, como ficam todos os artistas que fazem qualquer coisa de diferente.
O “Herói” de João Salgueiro interrompia a viagem da sorte já próximo do toiro, depois, Pablo Hermoso de Mendonza fez o mesmo com o “Fuzileiro” ferro Rio Frio, e depois destes nenhum mais se atreveu a tal.
Recuar na cara do toiro, só o tinha visto fazer antes, igualmente ao Salgueiro com o “Isco”. Recordo-me de uma corrida com Moura, Salgueiro, Ruiz Miguel e Espartaco em Santarém com toiros de Cabral Ascensão, em que o “Isco” esteve enorme.
O “Distinto, o “Isco”, o “Fuzileiro” e o “Herói” ficarão assim na história por terem feito de forma consistente o que ninguém mais fez .

João Cortesão