MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Montijo, amanhã é que vai ser…


A expectativa é enorme e justifica-se. Moura, Ventura e M. Caetano são três toureiros com conceitos diferentes.
De Moura dizem os anti-Mouristas que a base dos seus êxitos está nos ladeares e nas lides encimistas; nada de mais redutor. Moura é isso mas também é o conhecimento profundo do toiro, a variedade das sortes que atravessa a batida no piton de fora, a batida ao piton contrário, o quiebro e a sorte por direito, tudo isto a acontecer, umas vezes a atacar e outras a receber, neste caso com menos regularidade é certo.
De Ventura dizem os anti-Venturistas que o que o torna diferente é o numero do Morante; nada mais injusto. Ventura é além do numero da mordidela, um ginete de mão cheia, representa no parar dos toiros um exemplo de como não se pode fazê-lo de forma mais cingida, é o temple entrando na cara dos toiros ora batendo no piton, ora passando deixando expressar-se o cavalo ao máximo, ora quebrando inclusivamente com o cavalo a recuar.
De João Moura Caetano dizem os que mais apostam noutros jovens, que é capaz do melhor e do pior. J.M. Caetano é um jovem que sempre apostou num toureio de muita emoção com arte. Quem faz esta escolha tem muito mais dificuldade em coalhar regularidade. Durante esta temporada, Caetano com toiros bons, maus e péssimos tem mostrado que as adversidades não o atingem, e assim é, que cada corrida tem sido um êxito dentro das características dos toiros das ganadarias que não escolhe.
Montijo vai encher e desejo sinceramente que todos vão ver a corrida pela positiva, deixando que os artistas explanem o seu toureio, abandonando cá fora, cada um os seus fundamentalismos que nada trazem de positivo.