MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 17 de julho de 2011

Ensaio Sobre A Casta Portuguesa (3º Capitulo)


Outros ganaderos seguiram este exemplo e, a pouco e pouco, os sólidos cimentos duma evolução ganadeira foram-se constituindo e a tal ponto que a casta portuguesa foi quase totalmente substituída pela andaluza, quer por cruzamentos quer por substituição directa, podendo-se  dizer que o que existe em Portugal são encastes derivados de Vistahermosa, excepto três ganadarias que mantêm a antiga casta portuguesa, embora integradas num processo selectivo de adaptação ao toureio contemporâneo, no sentido de maior bravura, nobreza e amplitude de investida.
São os casos de Vaz Monteiro, Irmãos Dias(antes Norberto Pedroso) e Vale do Sorraia.
A ganadaria de Vaz Monteiro, fundada em 1840 com vacas adquiridas ao Marquês de Vagos, tem-se mantida ao longo dos anos sem interferências.
O outro núcleo ainda existente é pertença dos Irmãos Dias de Salvaterra, que o adquiriram em 1976. Trata-se da famosa ganadaria de Norberto Pedroso da Chamusca e que hoje pasta na Aroeira em Stº Estêvão(Benavente).

A. Vasco Lucas