MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ontem no Campo Pequeno, corrida de homenagem ao forcado


Foi uma corrida á Portuguesa com Certeza
Foi com certeza uma corrida á Portuguesa…


Com meia casa forte, os aficionados tiveram oportunidade de assistir a uma óptima corrida para os admiradores da verdadeira corrida á Portuguesa.
Os toiros “Veiga Teixeira” estavam bem apresentados – desta vez os pesos dos toiros anunciados correspondiam ao que aparentavam – e deram oportunidade aos toureiros de triunfarem, mas sem facilitismos. Houve emoção…
Victor Ribeiro – Sério em tudo o que fez. Gostei particularmente do seu desempenho no Cavalo Castanho com o ferro “Martins Oliveira ”.
A sobriedade com que toureou e toureia sempre, dão-lhe o estatuto de dignidade e toureria, numa época em que muitos usam o supérfluo em detrimento da verdade.
Manuel Lupi – Emprestou classe superior na forma como se utilizou dos cavalos altos de sangue, numa prova cabal da sua qualidade como ginete. Nos curtos, no “Ulisses” esteve perfeito e no “Temperamento” toureou mais devagar que ninguém.
A mão certeira que exibe este ano prova que a lesão que tinha no pulso e o levou a ser operado influenciava-o negativamente e muito…
João Salgueiro da Costa – Toureou na linha do que tinha feito na corrida das gerações nesta mesma praça, definindo assim
Com o cavalo ferro “Ortigão Costa” esteve perfeito e com a “Nátia” também, pese embora uma precipitação que não beliscou o êxito.
Forcados:
Santarém – Muito bem a ajudar e duas pegas perfeitas com destaque para a 2ª de João Brito.
Montemor – Igualmente muito bem a ajudar com uma 1ª pega boa e outra extraordinária de José Maria Cortes que foi indiscutivelmente a melhor da corrida.
Lisboa – Bem a ajudar com destaque para a ajuda de João Lucas, nos dois toiros mais difíceis de ajudar, um porque se desviou do grupo e outro porque batia mais que os seus irmãos de camada. Pedro Maria Gomes executou a melhor pega da 1ª parte da Corrida e o seu irmão Gonçalo esteve valente e decidido nas três vezes que foi á cara do toiro.
Os Grupos de Santarém, Montemor e Lisboa nesta noite prestaram um serviço notável ao enriquecimento da arte de pegar toiros.
O prémio para a melhor pega foi para José Maria Cortes, e foi indiscutível; o de melhor grupo foi para o grupo de Santarém, julgamento que se aceita mas que não é consensual.
Houve uma briga na bancada, onde me pareceu ver do sitio longe onde estava, 4 a malharem num ... Não gostei de ver…
Os meus parabéns á empresa pela dignidade do espectáculo que montou e por ter guardado a homenagem para o intervalo. A lápide descerrada pareceu-me demasiado pequena - pouco mais que uma folha A4 - mas compreende-se, estamos em crise…